2020 in Review: o que mudou no tratamento de linfomas e leucemias - Oncologia Brasil

2020 in Review: o que mudou no tratamento de linfomas e leucemias

2 min. de leitura

Dr. Fernando Barroso, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), abordou os destaques de 2020 na área de linfomas e leucemias e sua importância para a prática clínica.

Em relação aos linfomas, o médico acredita que os últimos dois grandes avanços do último ano foram as moléculas nivolumabe e pembrolizumabe. Essas drogas, da classe dos inibidores de checkpoint, estendem a sobrevida dos portadores de linfoma de Hodgkin e linfoma da zona cinzenta, respectivamente. 

Já entre as leucemias, o onco-hematologista destaca seu maior esclarecimento genético-molecular, principalmente no que se refere à leucemia mieloide aguda. Ele cita algumas mutações para as quais já existem terapias-alvo, tais como FLT3, NPM1, IDH1, IDH2 e EZH2.

Uma discussão que está em voga para ambos os tumores é o uso da terapia celular, conhecida como CAR Tcell. Ela vem sendo empregada no tratamento de leucemia linfoide aguda, leucemia mieloide refratária e linfoma refratário.

Além disso, o especialista destaca a evolução na terapia das mielodisplasias, contextualizando que uma melhor compreensão de suas características genético-moleculares ajuda a definir, com mais precisão e antecedência, quais pacientes são elegíveis ao transplante.

Dr. Barroso finaliza pontuando a importância da manutenção pós-transplante, por meio da combinação de terapia hipometilante com alternativas de drogas que incluem desde anticorpos monoclonais a inibidores de checkpoint.

“Acreditamos que o melhor entendimento de todas essas práticas pode, efetivamente, melhorar a situação para os pacientes que são refratários às terapêuticas clássicas. Não é para todo mundo. É importante que esses recursos sejam utilizados de maneira responsável e buscando o melhor resultado”, conclui o especialista.

 

Aviso Legal: Todo conteúdo deste portal foi desenvolvido e será constantemente atualizado pela Oncologia Brasil, de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação de seus profissionais em relação a recomendação ou prescrição de produtos de uma das empresas. As informações disponibilizadas neste portal não substituem o relacionamento do(a) internauta com o(a) médico(a). Consulte sempre seu médico(a)!

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação