A enfermeira Patricia Passos, Membro Fundadora da ABRENFOH e Gerente de Enfermagem do Americas Oncologia, destaca o aumento do número de estudos de pacientes sobreviventes do câncer e a relação com atividade física como prevenção de um segundo câncer e melhora na resposta de pacientes que ainda tratam.
Foi apresentado estudo que relaciona atividade física com atividades prazerosas que resultam numa melhora da qualidade de vida. Baseado nos guidelines do American Cancer Society, que orienta atividade física juntamente com nutrição adequada na prevenção do câncer para sobreviventes, pode-se observar que no grupo controle há um aumento na ingestão de proteínas, porém no grupo que faz atividade física ocorreu um aumento na qualidade de vida. Em ambos ocorreu uma diminuição na ingestão de gordura e carboidratos.
Em outro estudo, pode-se observar um aumento de doenças cardíacas, como aumento de colesterol para parceiros cuidadores e hipertensão para os sobreviventes, pois entende-se que o parceiro cuidador tem uma experiência negativa causada pelo câncer do seu familiar, aumentando assim o risco de doença coronariana.
Em resumo, a atividade física agregada a nutrição adequada e atividades prazerosas aumentam a qualidade de vida e diminuem a possibilidade de um segundo câncer para os pacientes sobreviventes.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.