Combinação de pazopanibe e trametinibe não se mostrou superior à monoterapia no tratamento de carcinoma de tireoide metastático - Oncologia Brasil

Combinação de pazopanibe e trametinibe não se mostrou superior à monoterapia no tratamento de carcinoma de tireoide metastático

2 min. de leitura

Diversas moléculas inibidoras do receptor de fator de crescimento endotelial vascular (em inglês, vascular endothelial growth factor receptor [VEGFR]) têm sido usadas nos últimos anos no tratamento de neoplasias diferenciadas da tireoide. Baseando-se no fato de que o sinal celular do VEGFR passa pela via de RAS/RAF/MEK, um novo estudo de fase I avaliou a segurança e eficácia da combinação de pazopanibe, um inibidor do VEGFR, e trametinibe, um inibidor do MEK, em pacientes com tumores sólidos avançados e carcinoma diferenciado de tireoide (CDT).

Kurzrock et al. avaliaram 26 pacientes em escalonamento de doses que variavam de 400 mg a 800 mg de pazopanibe e de 1 mg a 2 mg de trametinibe. Não foi atingida a dose máxima tolerada, sendo recomendadas as doses de 800 mg e 2 mg, uma vez ao dia, respectivamente, para um eventual estudo de fase II. Uma única toxicidade limitante foi observada no primeiro nível testado, representada por fadiga e fraqueza muscular grau 3. Os eventos adversos de grau 3 mais comuns foram elevação de transaminases (19%), diarreia (15%), hipertensão (12%) e fadiga (8%).

Numa coorte de expansão de pacientes com CDT, 13 pacientes foram recrutados, e observaram-se taxa de resposta objetiva de 33% (IC 95% 9,9-65,1%) e sobrevida livre de progressão mediana de 10,7 meses. A coorte foi interrompida após análise interina identificar um aumento insuficiente na atividade da combinação em comparação ao controle histórico de pazopanibe monodroga.

Apesar de boa tolerabilidade, a combinação avaliada possivelmente não deve ser adotada como braço experimental em estudos futuros nesse cenário, visto que os resultados de eficácia não atingiram a expectativa dos pesquisadores. Os autores publicaram os resultados desse estudo no Clinical Cancer Research, os quais você pode conferir aqui.

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal