Atualizações sobre o uso de células CAR-T no tratamento de mieloma múltiplo - Oncologia Brasil

Atualizações sobre o uso de células CAR-T no tratamento de mieloma múltiplo

2 min. de leitura

Neste vídeo, Dr. Eduardo Flávio Ribeiro, médico hematologista do Hospital Santa Lúcia em Brasília, apresenta as atualizações no tratamento de mieloma múltiplo com células CAR-T que foram destaques no ASH 2024. Acesse e confira na íntegra! 

 

De 7 a 10 de dezembro de 2024, San Diego, na Califórnia, está sendo o palco do 66ª Congresso Americano de Hematologia (ASH). O evento é um dos mais importantes da área, reunindo especialistas de todo o mundo para discutir avanços científicos, estudos clínicos inovadores e novas abordagens terapêuticas. 

Neste vídeo, o Dr. Eduardo Flávio apresenta as atualizações do estudo CARTITUDE-4 que avaliou a terapia com células CAR-T, Cilta-cel, em pacientes com mieloma múltiplo, comparando-a com o tratamento padrão (PVd ou DPd). A principal novidade foi a análise dos dados de DRM negativa, que recentemente o FDA passou a considerar como um surrogate marker de sobrevida global (OS) e sobrevida livre de progressão (PFS) em pacientes com mieloma múltiplo.  

Os resultados deste estudo mostraram que dos 176 pacientes que receberam Cilta-cel, 69% alcançaram DRM negativa e que a taxa de DRM negativa sustentada por mais de 12 meses foi superior no grupo tratado com Cilta-cel em comparação com o tratamento padrão, o que se traduziu em melhores resultados de PFS e OS, com taxas de 93% e 97%, respectivamente.  

Comparando com os dados do CARTITUDE-1, os resultados do CARTITUDE-4 foram mais favoráveis, com uma maior taxa de DRM negativa, provavelmente devido ao fato de os pacientes do CARTITUDE-4 terem recebido menos linhas terapêuticas anteriores. Esses dados indicam que a utilização de terapia com células CAR-T em estágios mais precoces pode levar a melhores desfechos, com uma maior chance de alcançar DRM negativa e, por consequência, maiores taxas de PFS e OS. Esses resultados reforçam o potencial da terapia de células CAR-T como uma abordagem eficaz para o tratamento do mieloma múltiplo. 

 

 

Referências:  

Bar N, Mina R, Mylin AK, et al. Long-Term Benefits in Patient-Reported Outcomes and Time to Next Anti-Myeloma Therapy of Ciltacabtagene Autoleucel (Cilta-cel) Versus Standard of Care for Patients with Lenalidomide-Refractory Multiple Myeloma: Results from the Phase 3 Cartitude-4 Clinical Trial. Abstract: 2002. Session: 655. Multiple Myeloma: Cellular Therapies: Poster I. Presented at the 66th Annual Meeting of the American Society of Hematology; 2024 Dec 7; San Diego, CA.  

Popat R, Oriol A, Cavo M, et al. Ciltacabtagene Autoleucel (Cilta-cel) Vs Standard of Care (SoC) in Patients with Lenalidomide (Len)-Refractory Multiple Myeloma (MM) after 1–3 Lines of Therapy: Minimal Residual Disease (MRD) Negativity in the Phase 3 Cartitude-4 Trial. Abstract: 1032. Session: 655. Multiple Myeloma: Cellular Therapies: Unleashing Cell Therapies Against Myeloma. Presented at the 66th Annual Meeting of the American Society of Hematology; 2024 Dec 9; San Diego, CA.  

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação