Naratuximabe associado ao rituximabe tem boas taxas de resposta em pacientes com linfoma difuso de grandes células B recidivados e refratários - Oncologia Brasil

Naratuximabe associado ao rituximabe tem boas taxas de resposta em pacientes com linfoma difuso de grandes células B recidivados e refratários

2 min. de leitura

Perfil de segurança da associação também foi manejável e pode ser uma opção neste cenário de alta refratariedade aos tratamentos disponíveis 

Naratuximabe emtansina (nara) é um conjugado anticorpo-droga que demonstrou forte atividade antitumoral em modelos pré-clínicos de linfoma não-Hodgkin B (LNH-B) e bom perfil de segurança e eficácia em estudo de fase 1. Consiste em um anticorpo anti-CD37 humanizado, K7153A, conjugado a um maitansinoide citotóxico, DM1.  

Um estudo de fase II apresentado no EHA 2021 avaliou a segurança e a eficácia de nara em combinação com rituximabe (RTX) em 100 pacientes com linfoma difuso de grandes células B (DLBCL) recidivado/refratário (80) e outras formas de LNH-B (20) que não eram candidatos ao transplante de células-tronco. Os pacientes foram atribuídos ao regime Q3W (coorte A) ou a um regime semanal de 0,4, 0,2 e 0,2 mg/kg de nara administrados nos dias 1, 8 e 15, respectivamente (coorte B), combinado com 375 mg/m2 de RTX no dia 1, em seis ciclos de tratamento com possível extensão.  

Eventos adversos emergentes do tratamento (EAET) ocorreram em 81% dos pacientes, mais comumente neutropenia (54%), leucopenia (19%), linfopenia (17%) e trombocitopenia (12%), levando a interrupção do tratamento em oito pacientes. Poucos TEAEs de grau ≥3, conhecidos por estarem associados ao DM1 livre, foram relatados: 3 eventos hepáticos (1 hepatite tóxica, 1 GGT aumentado, 1 FALC aumentada) sem sequelas; e 2 neuropatias (1 motora e 1 sensorial). Dos 80 pacientes com DLBCL, 76 eram avaliáveis (pelo menos uma avaliação inicial e uma pós-basal). A taxa de resposta global (TRG) foi de 44,7%, com 24 (31,6%) respostas completas (RC) e 10 (13,2%) respostas parciais, 9 (11,8%) doenças estáveis ​​e 33 (43,4%) doenças progressivas. A TRG foi de 50% em cada coorte (CR: 43,3% na coorte A; 33,3% na coorte B). A duração mediana da resposta não foi alcançada e a duração mediana de acompanhamento em respondedores foi de 15 meses.  

A combinação de nara + RTX resultou em boas taxas de resposta global e resposta completa, duradourasperfil de segurança manejávelEste esquema de tratamento pode ser considerado uma opção atraente para pacientes com DLBCL recidivados e refratários. 

ReferênciasEHA Library. Yair Levy M. 06/12/21; 330173; LB190 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação