Associação entre terapia com plasma convalescente e sobrevida em pacientes com neoplasias hematológicas e diagnóstico de infecção por COVID-19 - Oncologia Brasil

Associação entre terapia com plasma convalescente e sobrevida em pacientes com neoplasias hematológicas e diagnóstico de infecção por COVID-19

2 min. de leitura

Estudo publicado no JAMA Oncology demonstrou potencial benefício em sobrevida com o uso do plasma convalescente na população avaliada 

Escrito por  Dr. Marcello Moro Queiroz 

Desde o início da pandemia do COVID-19, diversos estudos tentaram esclarecer quais as possíveis variáveis que denotam evolução desfavorável nessa doença. Neoplasia hematológica é sabidamente um fator de risco que denota pior prognostico para a infecção pelo vírus e até o momento não há definição sobre tratamentos anti-COVID-19 com claro benefício nesta população. 

Recentemente foi publicado no periódico JAMA Oncology um estudo que visava estabelecer a associação entre o uso de plasma convalescente em pacientes com neoplasias hematológicas e infecção por COVID-19. Após análise retrospectiva em banco de dados que incluía pacientes com neoplasias hematológicas e internação por COVID-19, entre março de 2020 e janeiro de 2021, buscou-se avaliar principalmente o uso do plasma convalescente nesta população e a mortalidade por qualquer causa em 30 dias. 

Um total de 966 pacientes (idade mediana de 65 anos e cerca de 55.8% homens) foram avaliados. Desses, 143 foram expostos ao plasma convalescente em algum momento durante a internação, comparados à 823 pacientes-controle. Após ajuste por fatores de confusão, o tratamento experimental foi associado à redução da mortalidade em 30 dias (HR, 0,60; 95% IC, 0,37-0,97), permanecendo significativa mesmo após matching com escore de propensão (HR, 0,52; 95% IC, 0,29-0,92). 

Entre os 338 pacientes admitidos em unidades de terapia intensiva, a mortalidade também foi significativamente menor em pacientes que fizeram uso do plasma convalescente (HR para matching com escore de propensão, 0,40; 95%CI, 0,20-0,80), sendo o benefício também demonstrado em pacientes submetidos à ventilação mecânica (HR para matching com escore de propensão, 0,32; 95% IC, 0,14-0,72). 

Como conclusão, os achados deste estudo sugerem um potencial benefício em sobrevida com a administração de plasma convalescente em pacientes com neoplasias hematológicas e diagnóstico de infecção por COVID-19. 

Referências: 

Thompson MA, Henderson JP, Shah PK, et al. Association of Convalescent Plasma Therapy With Survival in Patients With Hematologic Cancers and COVID-19. JAMA Oncol. Published online June 17, 2021. doi:10.1001/jamaoncol.2021.1799  

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal