Neste vídeo, Dr. Pedro de Marchi, oncologista clínico do Grupo Oncoclínicas, apresenta um caso de câncer de pulmão não-pequenas células com mutação no gene EGFR de inserção no éxon 20
O caso clínico é sobre um paciente do sexo masculino de 56 anos, não-tabagista, recém diagnosticado com adenocarcinoma de pulmão estágio IV devido à metástase no SNC, ressacada cirurgicamente e com posterior radioterapia estereotáxica.
O sequenciamento de nova geração (NGS) solicitado evidenciou mutação em EGFR com inserção no éxon 20. Optou-se, ao discutir as opções terapêuticas entre quimio-imunoterapia e terapia alvo com inibidor de EGFR.
A inserção do éxon 20 é a principal mutação rara do EGFR, de necessidade médica ainda não atendida, e que os inibidores de EGFR de primeira linha têm baixa eficácia nesse contexto. A escolha do tratamento levou em consideração a eficácia da droga de escolha, custo total de tratamento e outros fatores.
Foi então recomendado o amivantamabe, por meio de ensaio clínico de fase 3, aberto, no qual o paciente foi inserido. A quimioterapia associada à imunoterapia não foi a opção terapêutica escolhida, pois as perspectivas de tratamento com a inserção do paciente no estudo clínico eram superiores.
Apoio Educacional:
Este material reflete a opinião do médico e não da Janssen. O produto já está aprovado.
Para saber mais sobre câncer de pulmão acesse: https://canceregfr.com
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.