Neste vídeo, Dr. Marcelo Corassa, Oncologista Clínico do A.C.Camargo Cancer Center, comenta as principais novidades que vieram à tona em 2021 referentes ao câncer de pulmão não pequenas células
A imunoterapia tem se consolidado como tratamento de primeira linha para pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC), principalmente aqueles que não apresentam mutações driver, e apresentam contraindicações para o uso da imunoterapia.
As imunoterapias direcionadas contra o ligante de morte programada 1 (PD-L1) e seu receptor (PD-1) melhoraram os desfechos de sobrevida dos pacientes com CPNPC. Neste sentido, a expressão da proteína PD-L1 surgiu como um biomarcador que prediz quais pacientes têm maior probabilidade de responder à imunoterapia, sendo este o principal direcionamento para escolha de tratamento destes pacientes.
Na população que possui PD-L1 maior ou igual a 50%, já é sabido com base em estudos clínicos, que fazer imunoterapia isolada ou imunoterapia em combinação com quimioterapia tem desfechos muitos parecidos. Já a população que apresenta expressão de PD-L1 de 1% a 49% geralmente responde melhor a combinação de imunoterapia com quimioterapia.
Por outro lado, a população com PD-L1 negativo não consegue alcançar desfechos tão significativos quanto a parcela de pacientes com PD-L1 positivo. Devido a isso, tem se buscado novas alternativas para esta população de pacientes. Um estudo representativo neste sentido é o CheckMate 9LA, no qual nivolumabe mais ipilimumabe combinados à quimioterapia na primeira linha de tratamento melhoraram significativamente a sobrevida global versus quimioterapia sozinha em pacientes com CPNPC avançado. O benefício clínico foi observado independente da expressão de PD-L1 ou da histologia do tumor.
Para mais detalhes sobre os estudos discutidos, e para os comentários do Dr. Marcelo Corassa, assista ao vídeo.
Referências:
Paz-Ares L, et al., First-line nivolumab plus ipilimumab combined with two cycles of chemotherapy in patients with non-small-cell lung cancer (CheckMate 9LA): an international, randomised, open-label, phase 3 trial. Lancet Oncol. 2021 Feb;22(2):198-211. doi: 10.1016/S1470-2045(20)30641-0. Epub 2021 Jan 18. Erratum in: Lancet Oncol. 2021 Mar;22(3):e92. PMID: 33476593.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.