Análise de sobrevida global por sítio metastático em pacientes tratadas com ribociclibe + letrozol - Oncologia Brasil

Análise de sobrevida global por sítio metastático em pacientes tratadas com ribociclibe + letrozol

< 1 min. de leitura

O estudo MONALEESA-2 reportou melhora significativa da sobrevida global com o tratamento de primeira linha composto por ribociclibe letrozol em pacientes pós-menopausa com câncer de mama HR+/HER2- avançado comparado ao tratamento com letrozol + placebo

Compreender os desfechos de sobrevida global (SG) em subgrupos de pacientes clinicamente relevantes é importante para melhorar o atendimento personalizado e o prognóstico. Este trabalho relata os resultados de uma análise exploratória pré-especificada de SG em subgrupos de pacientes selecionados por localização e número de locais metastáticos no baseline. 

668 mulheres em pós-menopausa com câncer de mama HR+/HER2- foram randomizadas em 1:1 para receber ou ribociclibe + letrozol ou placebo + letrozol. A análise em subgrupos diferenciados por sítio metastático é extremamente valiosa na medida em que permite melhor individualização do tratamento com melhor noção prognóstica. 

Os subgrupos abordados foram pacientes com e sem metástases nos seguintes órgãos: fígado, osso e pulmão. Ademais, os pacientes foram estratificados em pacientes com 3 ou mais, ou menos de 3, metástases secundárias. 

Com relação aos resultados, os pacientes que receberam ribociclibe experenciaram um aumento na SG substancial, principalmente nos grupos com menos de 3 metástases HR=0,78(IC 95%; 0,61-1,00), e em pacientes com acometimento hepato-pulmonar HR=0,81 (IC 95%; 0,62-1,05).  

Pode-se concluir que houve melhora significativa da SG interpretada por meio das razões de risco nos pacientes que receberam ribociclibe com letrozol em comparação aos pacientes do grupo controle. Apesar de haver grupos que melhor responderam ao tratamento, todos os subgrupos tiveram benefício na SG, sendo ainda maior nos grupos sem metástases, o que se justifica pela história natural da doença, porém não descredibiliza a melhor resposta obtida com a adição do medicamento. 

Referências: 

GS2-01 – Joyce O’Shaughnessy et al., Overall survival subgroup analysis by metastatic site from the phase 3 MONALEESA-2 study of first-line ribociclib + letrozole in postmenopausal patients with advanced HR+/HER2− breast câncer. Presented at 2021 San Antonio Breast Cancer Symposium®.

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal