KEYNOTE-057: pembrolizumabe em monoterapia para o tratamento do câncer de bexiga não músculo-invasivo de alto risco - Oncologia Brasil

KEYNOTE-057: pembrolizumabe em monoterapia para o tratamento do câncer de bexiga não músculo-invasivo de alto risco

2 min. de leitura

Neste vídeo, Dra. Mariane Fontes, oncologista clínica, coordenadora do Núcleo de Uro-Oncologia do Grupo Oncoclínicas (RJ) e membro do LACOG GU, comenta sobre os dados da coorte B do estudo clínico de fase 2, KEYNOTE-057.  

Este estudo avaliou o tratamento de pacientes com câncer de bexiga não músculo-invasivo de alto risco, que não obtiveram resposta ao tratamento com BCG, com pembrolizumabe em monoterapia.  

 

Embora a maioria dos pacientes com câncer de bexiga não músculo-invasivo de alto risco (HR NMIBC) responda ao tratamento com o bacilo de Calmette-Guérin (BCG), os pacientes cujo câncer não responde ou que recidivam em 12 meses têm prognóstico ruim e requerem cistectomia radical. Neste sentido, o estudo KEYNOTE-057 (NCT02625961), um estudo de fase 2, multicoorte, de braço único foi desenhado para investigar a segurança e a eficácia da monoterapia com pembrolizumabe para pacientes com HR NMIBC não responsivo ao BCG (de acordo com o FDA) que eram inelegíveis ou se recusaram a se submeter a RC. 

Os resultados da coorte A (carcinoma in situ [CIS] ± tumores papilares) mostraram uma taxa de resposta clínica completa de 41% em 3 meses e levaram à aprovação da monoterapia com pembrolizumabe para esses pacientes nos Estados Unidos. Durante a 2023 ASCO GU Cancers Symposium foram apresentados os resultados da coorte B (tumores papilares sem CIS). No vídeo, Dra. Mariane Fontes comenta sobre os resultados do estudo para esta coorte, trazendo os impactos clínicos destes achados. Vale a pena conferir o conteúdo completo! 

 

Referência: 

Andrea Necchi et al., Pembrolizumab (pembro) monotherapy for patients (pts) with high-risk non–muscle-invasive bladder cancer (HR NMIBC) unresponsive to bacillus Calmette–Guérin (BCG): Results from cohort B of the phase 2 KEYNOTE-057 trial. J Clin Oncol 41, 2023 (suppl 6; abstr LBA442). 2023 ASCO GU Cancers Symposium. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal