Combinação de anti-PD-L1 + anti-VEGF demonstra bom perfil de segurança atrelada ao alcance de doença estável em pacientes com SAPM avançado e refratários ao atezolizumabe single-agent
O Sarcoma alveolar de partes moles (SAPM) é uma malignidade rara, representando menos de 1% dentre os sarcomas de partes moles, sendo caracterizado pela translocação de t(X;17) (p11; q25) que leva à tradução de um fator de transcrição quimérico ASPSCR1-TFE3. Essa patologia ocorre mais frequentemente em jovens adultos (15-35 anos) e recentemente, em dezembro de 2022, foi aprovado seu tratamento single-agent com anti-PD-L1, atezolizumabe (atezo). No estudo fase II, que levou à sua aprovação, o fármaco além de bem tolerado retornou taxa de resposta objetiva de 37,2%, com um caso de resposta completa, 15 respostas parciais e 25 doenças estáveis em pacientes SAPM metastático.
Tendo em vista que, biologicamente, esses tumores apresentam sensibilidade à modulação de vias do VEGF, estudo apresentado na ESMO Sarcoma and Rare Cancers 2023 avaliou a combinação entre atezolizumabe (1200mg)+bevacizumabe (anti-VEGF; 15mg/kg a cada 21 dias) em pacientes com SAPM avançado que progrediram após tratamento com atezo.
Foram incluídos 8 pacientes adultos de modo que, avaliando o endpoint primário de taxa de resposta objetiva, todos tiveram como melhor resposta a doença estável. A mediana de tempo em atezo+bev vs. atezo foi de 10,9 meses (4,3-19,1) vs. 9,7 meses (3,4-40,2) e 6 pacientes seguem em tratamento, apenas 2 progrediram no 5° e 8° ciclo. A mediana de sobrevida livre de progressão não foi alcançada. Com relação às toxicidades graves, dois casos G3 foram reportados, hipertensão e aumento de lipase. Demais toxicidades graves G4-G5 não foram reportadas. Os resultados apresentados demonstraram que a combinação testada foi bem tolerada e encorajam à continuidade do trial.
Referências:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.