Atezolizumabe + Bevacizumabe no tratamento de sarcoma alveolar de partes moles avançado - Oncologia Brasil

Atezolizumabe + Bevacizumabe no tratamento de sarcoma alveolar de partes moles avançado

2 min. de leitura

Combinação de anti-PD-L1 + anti-VEGF demonstra bom perfil de segurança atrelada ao alcance de doença estável em pacientes com SAPM avançado e refratários ao atezolizumabe single-agent 

 

O Sarcoma alveolar de partes moles (SAPM) é uma malignidade rara, representando menos de 1% dentre os sarcomas de partes moles, sendo caracterizado pela translocação de t(X;17) (p11; q25) que leva à tradução de um fator de transcrição quimérico ASPSCR1-TFE3. Essa patologia ocorre mais frequentemente em jovens adultos (15-35 anos) e recentemente, em dezembro de 2022, foi aprovado seu tratamento single-agent com anti-PD-L1, atezolizumabe (atezo). No estudo fase II, que levou à sua aprovação, o fármaco além de bem tolerado retornou taxa de resposta objetiva de 37,2%, com um caso de resposta completa, 15 respostas parciais e 25 doenças estáveis em pacientes SAPM metastático 

Tendo em vista que, biologicamente, esses tumores apresentam sensibilidade à modulação de vias do VEGF, estudo apresentado na ESMO Sarcoma and Rare Cancers 2023 avaliou a combinação entre atezolizumabe (1200mg)+bevacizumabe (anti-VEGF; 15mg/kg a cada 21 dias) em pacientes com SAPM avançado que progrediram após tratamento com atezo. 

Foram incluídos 8 pacientes adultos de modo que, avaliando o endpoint primário de taxa de resposta objetiva, todos tiveram como melhor resposta a doença estável. A mediana de tempo em atezo+bev vs. atezo foi de 10,9 meses (4,3-19,1) vs. 9,7 meses (3,4-40,2) e 6 pacientes seguem em tratamento, apenas 2 progrediram no 5° e 8° ciclo. A mediana de sobrevida livre de progressão não foi alcançada. Com relação às toxicidades graves, dois casos G3 foram reportados, hipertensão e aumento de lipase. Demais toxicidades graves G4-G5 não foram reportadas. Os resultados apresentados demonstraram que a combinação testada foi bem tolerada e encorajam à continuidade do trial. 

 

Referências:  

  1. Paoluzzi L, Maki RG. Diagnosis, Prognosis, and Treatment of Alveolar Soft-Part Sarcoma: A Review. JAMA Oncol. 2019 
  2. Chen A, Sharon E, Van Tine BA, et al. Atezolizumab and bevacizumab in patients treated with prior atezolizumab in alveolar soft tissue sarcoma (ASPS). ESMO Sarcoma and Rare Cancers 2023. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal