Neste vídeo, Dra. Mariana Scaranti, Médica Oncologista do Grupo Dasa, comenta os resultados do estudo DUO-E, apresentado durante o congresso da European Society for Medical Oncology – ESMO ® 2023. Este estudo avaliou o uso combinado de quimioterapia com fármacos que possuem reconhecida atividade no tratamento de tumores de pulmão, ovário e mama como estratégia para o combate do câncer endometrial avançado recorrente. Confira o conteúdo na íntegra!
Pacientes com câncer endometrial avançado apresentam aumento da sobrevida livre de progressão quando tradadas com a combinação de imunoterapia, carboplatina e paclitaxel (CP). Nesse contexto, a eficácia do durvalumabe foi avaliada em três grupos de tratamento: CP apenas; CP (inicial) acrescido de durvalumabe (inicial e de manutenção); e CP mais durvalumabe (inicial) acrescido de durvalumabe e olaparibe (manutenção). A investigação foi realizada em pacientes com câncer endometrial recorrente ou em estadiamento III/IV, virgens de tratamento sistêmico.
Os resultados da avaliação de 718 pacientes igualmente randomizadas nos três grupos incluem:
Não foram observadas grandes discrepâncias quanto à segurança dos tratamentos em nenhum dos grupos avaliados.
Portanto, o ensaio DUO-E demonstrou melhora significativa na sobrevida livre de progressão das pacientes tratadas com a adição de durvalumabe ao regime cisplatina e paclitaxel, com manutenção baseada em durvalumabe acrescido ou não de olaparibe.
Referência
Westin et. al, 2023. Durvalumab (durva) plus carboplatin/paclitaxel (CP) followed by maintenance (mtx) durva ± olaparib (ola) as a first-line (1L) treatment for newly diagnosed advanced or recurrent endometrial cancer (EC): Results from the phase III DUO-E/GOG-3041/ENGOT-EN10 trial. Apresentado durante a ESMO Congress 2023. Informações do ensaio clínico: NCT04269200.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.