Potencial de BCMA sérico como biomarcador de doença em Mieloma Múltiplo - Oncologia Brasil

Potencial de BCMA sérico como biomarcador de doença em Mieloma Múltiplo

2 min. de leitura

Neste vídeo, Drª. Fernanda Lemos, Médica Hematologista do A.C Camargo Cancer Center, diretamente do 66th ASH Annual Meeting and Exposition 2023 traz a discussão da avaliação do BCMA sérico enquanto biomarcador em pacientes tratados com Elranatamabe. Acesse e confira! 

O BCMA (B-cell maturation antigen) é um antígeno expresso na membrana de células B terminalmente diferenciadas ou na membrana de plasmócitos malignos ou normais. Sua atuação em sinalizações de sobrevivência e malignização o torna um alvo interessante em terapias para Mieloma Múltiplo. No entanto, muito além de um alvo terapêutico, a sua presença e cinética no soro de pacientes (BCMA solúvel; sBCMA) poderia ser utilizada como biomarcador de resposta de rápido e fácil acesso. 

Drª Fernanda Lemos, portanto, traz um estudo que se voltou para a dosagem ao baseline e ao decorrer do tratamento, buscando correlacionar sBCMA com biomarcadores mais bem estabelecidos como o ISS, R-ISS, risco citogenético e correlacionando, ainda, ao padrão de resposta.  

Os achados do estudo demonstram que pacientes com maiores níveis séricos de BCMA também apresentam ISS ou R-ISS mais elevados (p<0.001) se correlacionando positivamente, ainda, com a carga tumoral da doença. Adicionalmente, os níveis de sBCMA decaíram na maioria dos pacientes respondedores entre o 2-3 ciclo de modo que 92,5% dos respondedores apresentaram redução de pelo menos 50% na dosagem de sBCMA do baseline, o que é expressivamente superior aos 17,9% dos não respondedores que apresentaram a mesma redução.  

Esses resultados demonstram o potencial de sBCMA como biomarcador, sobretudo, de estadiamento e tumor burden, o que, segundo discutido pela Drª Fernanda, poderá auxiliar futuramente na tomada de decisão e conduta frente ao paciente. Confira na íntegra! 

 

Referência

Elmeliegy M, Lon HK, Wang D, et al. [3345] Soluble B-Cell Maturation Antigen As a Disease Biomarker in Relapsed or Refractory Multiple Myeloma (RRMM): Evaluation from Elranatamab (ELRA) Magnetismm Studies. ASH 2023. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação