Questionários EPIC-26, PROMIS Fatigue e SLUMS não demonstram diferenças entre os braços do estudo AAP/Apa vs. bicalutamida mesmo tendo o tratamento AAP/Apa sugerido, anteriormente, ganhos de SLP e SLM
Pacientes submetidos à prostatectomia radical e que apresentam parâmetros desfavoráveis e PSA detectável (>0.5) têm como standard of care a administração de 6 meses de agonista de GnRH associado à radioterapia de resgate. Nesse sentindo, buscando melhora nos desfechos o estudo clínico de fase III, FORMULA-509 foi delineado para avaliar a eficácia da adição de AAP (acetato de abiraterona e prednisona) e Apa (apalutamida) ao regime. Anteriormente, ainda que não tenha atingido o limite de significância pré-especificado, os resultados do estudo sugerem que o regime avaliado melhora a sobrevida livre de progressão (SLP) e sobrevida livre de metástase (SLM).
Na ASCO GU 2024, Karen Hoffman e demais investigadores apresentaram os resultados de questionários de qualidade de vida reportados pelo paciente (HRQoL) que contou com 345 pacientes (172 bicalutamida e 173 APP/Apa). Os questionários (EPIC-26, PROMIS Fatigue e SLUMS) foram, portanto, aplicados ao baseline, ao final do tratamento e após 1 ano do fim do tratamento. Do baseline até o final do tratamento, em ambos os braços do estudo observou-se declínio dos domínios hormonais do EPIC-26 e aumento dos domínios do PROMIS Fatigue. De modo semelhante não houve diferença entre os braços do estudo quando avaliado do final do tratamento até o 1º ano após tratamento.
Em suma, a adição de AAP/Apa ao regime terapêutico, ainda que traga benefícios do ponto de vista de desfechos clínicos demonstraram que os resultados dos HRQoL não identificaram diferenças com relação aos domínios hormonal, fadiga e mental quando comparados os grupo AAP/Apa versus bicalutamida.
Referências:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.