DESTINY-Lung02: Eficácia e Segurança de Tratuzumabe Deruxtecano (5,4mg/kg vs. 6,4mg/kg) em CPNPC HER2 mutado - Oncologia Brasil

DESTINY-Lung02: Eficácia e Segurança de Tratuzumabe Deruxtecano (5,4mg/kg vs. 6,4mg/kg) em CPNPC HER2 mutado

2 min. de leitura

Neste vídeo, o Dr. Carlos Teixeira, Oncologista Clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, comenta os resultados do ensaio clínico DESTINY-Lung02, que confirma eficácia e segurança de T-DXd 5,4mg/kg e 6,4mg/kg no tratamento de segunda linha de pacientes com CPNPC metastático e mutação em HER2, com perfil de segurança favorável à dosagem de 5,4mg/kg. Acesse e confira na íntegra! 

Dentre os diagnósticos de Câncer de Pulmão de Não-Pequenas Células (CPNPC) não-escamoso, cerca de 2-4% apresentam mutações em HER2. Esse perfil torna os tumores pouco responsivos à quimioterapia e imunoterapia e os tratamentos com terapia anti-HER2 tiveram resultados inconsistentes em CPNPC mutado quando em 2ª linha de tratamento. Esse cenário demonstra a necessidade de terapias alvo para HER2 que atendam a essa população.  

Assim, o estudo clínico de fase II, DESTINY-Lung02, avalia a eficácia e segurança do Trastuzumabe Deruxtecano (T-DXd), anti-HER2 conjugado à droga citotóxica, em duas dosagens, 5,4mg/kg e 6,4mg/kg Q3W em 152 pacientes com CPNPC metastático e HER2 mutado previamente tratados, randomizados 2:1. 

O endpoint primário do estudo foi a taxa de resposta objetiva onde se obteve 49% (95% CI: 39,0-59,1) e 56% (95% CI: 41,3-70,0) na dosagem de 5,4mg/kg e 6,4mg/kg, respectivamente. Com relação à duração de resposta a mediana obtida para cada dosagem foi de 16,8 meses (95%CI: 6,4-NE) e NE (95%CI: 8,3-NE). Quando avaliada a toxicidade, eventos adversos graus 3 ou superior foram reportados em 38,6% e 58% dos pacientes que receberam 5,4mg/kg e 6,4mg/kg, respectivamente. Destaca-se ainda as taxas de 12,9% e 28% de doença intersticial pulmonar. 

Os resultados apresentados no DESTINY-Lung02 se demonstram promissores e favoráveis ao T-DXd em ambas as doses, dada a eficácia semelhante e, ainda um perfil de segurança aceitável e manejável que favorece a dosagem de 5,4mg/kg. 

Referências: 

  1. Goto K, Goto Y, Kubo T, et al.Trastuzumab Deruxtecan in Patients With HER2-Mutant Metastatic Non-Small-Cell Lung Cancer: Primary Results From the Randomized, Phase II DESTINY-Lung02 Trial. J Clin Oncol. 2023. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação