Pós-ESMO BC 2024: Impacto do retratamento com trastuzumabe deruxtecano (T-DXd) em pacientes após recuperação de doença pulmonar intersticial/pneumonite (DPI) de grau 1 - Oncologia Brasil

Pós-ESMO BC 2024: Impacto do retratamento com trastuzumabe deruxtecano (T-DXd) em pacientes após recuperação de doença pulmonar intersticial/pneumonite (DPI) de grau 1

2 min. de leitura

Neste vídeo, a Dra. Débora Gagliato, Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta sobre os resultados apresentados no  ESMO Breast Cancer® 2024 do estudo que investigou o retratamento com T-DXd após pneumonite de grau 1 apresentado durante o ESMO Breast Cancer® 2024. Acesse e confira! 

O ESMO Breast Cancer® 2024 ocorreu entre os dias 14 e 17 de maio de 2024 e reuniu os principais especialistas em câncer de mama do mundo, proporcionando um ambiente para a discussão sobre inovações e cuidados dos pacientes. 

No vídeo, a especialista comenta sobre a análise agrupada de dados de pacientes com câncer de mama tratados com trastuzumabe deruxtecano (T-DXd) após eventos de pneumonite leve.  

A pneumonite de grau 1 ou 2 (leve) é um dos principais eventos adversos dessa medicação e ocorre aproximadamente 15% da população tratada, mas se realizado o manejo adequado seguindo as recomendações dos guidelines, apresenta um bom prognóstico. 

O estudo reuniu os dados de 9 ensaios clínicos de pacientes com câncer de mama, câncer gástrico, colorretal e de câncer de pulmão de não pequenas células com alteração de HER2 que receberam ≥1 dose de T-DXd (5,4-8,0 mg/kg) em monoterapia.  

Os resultados demonstraram que 23,3% (45) dos pacientes apresentaram a reintrodução do T-DXd após a pneumonite de grau 1, dos quais 68,9% não foram submetidos à redução da dose do medicamento. Ainda, houve o registro que em 66,7% dos pacientes não houve a reincidência da pneumonite. 

Acesse e confira os detalhes dessa importante apresentação! 

 

Referências: 

Rugo, H.S., et al., Pooled analysis of trastuzumab deruxtecan (T-DXd) retreatment (RTx) after recovery from grade (Gr) 1 interstitial lung disease/pneumonitis (ILD). Abstract 267MO. Annals of Oncology (2024) 9 (suppl_4): 1-12. 10.1016/esmoop/esmoop103324. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação