O Ministério da Saúde, conforme publicação no Diário Oficial da União na data de hoje (06/12/2017), tornou pública a decisão de incorporar o pertuzumabe no tratamento do câncer de mama HER2-positivo metastático em primeira linha, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.
A decisão, já em vigor, foi regulamentada através da Portaria de número 57, datada de 4 de dezembro de 2016 e está em conformidade com o estabelecido pelas Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Ministério da Saúde, com 180 dias de prazo máximo para efetivação da oferta do medicamento.
“Nestes dias tão difíceis para o país e para a saúde pública uma excelente notícia: a incorporação do pertuzumabe no SUS para as pacientes com câncer de mama metastático HER2 positivo, que irá permitir que as pacientes tenham acesso a melhor terapia disponível, associando com trastuzumabe e docetaxel, possibilitando mais chances para o tratamento desta doença”, comenta o oncologista clínico Dr. Gilberto Amorim, da Oncologia D’Or do Rio de Janeiro.
“Considerando a incorporação do trastuzumabe no cenário metastático em 02 ou 03/2018 e a chegada do pertuzumabe em 06/2018, a expectativa é de quase triplicar a sobrevida para estas pacientes em relação à sutação atual de uso de quimioterapia isolada” reforça o especialista. Confira o D.O.U.
O Grupo Oncologia Brasil parabeniza todo o esforço da SBOC e das pessoas diretamente envolvidas pelo excelente trabalho em conjunto para apresentar um parecer técnico solicitando esta incorporação que irá beneficiar muitas vidas.
Confira o D.O.U. publicado em 6 de dezembro. Clique aqui
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.