Terapia combinada de nivolumabe e ipilimumabe em pacientes com carcinoma hepatocelular avançado previamente tratados com sorafenibe: resultados de 5 anos do estudo CheckMate 0405 - Oncologia Brasil

Terapia combinada de nivolumabe e ipilimumabe em pacientes com carcinoma hepatocelular avançado previamente tratados com sorafenibe: resultados de 5 anos do estudo CheckMate 0405

2 min. de leitura

Dados demonstram o potencial de eficácia duradoura de nivolumabe e ipilimumabe como segunda linha no tratamento do carcinoma hepatocelular avançado 

O câncer de fígado é o sexto tipo de câncer mais prevalente no mundo, sendo o carcinoma hepatocelular (CHC), responsável por 75% a 85% dos cânceres primários de fígado, geralmente é diagnosticado em estágios avançados. O tratamento padrão de primeira linha para CHC avançado inclui regimes baseados em imunoterapia e inibidores de tirosina quinase, como o sorafenibe. Contudo, a sobrevida global após o tratamento de primeira linha e as terapias subsequentes permanece insatisfatória, com medianas de 8,5 a 10,6 meses.  

Neste contexto, o objetivo deste trabalho é revisar os resultados atualizados da combinação de nivolumabe e ipilimumabe no tratamento de pacientes com CHC avançado, previamente tratados com sorafenibe, e analisar sua eficácia e segurança a longo prazo. 

O estudo CheckMate 040 foi um ensaio clínico multicêntrico, aberto e multicohort, de fase I/II, randomizado, que avaliou a combinação de nivolumabe e ipilimumabe em pacientes com carcinoma hepatocelular avançado (CHC) após progressão ou intolerância ao sorafenibe. Realizado em 31 centros de 10 países, o estudo incluiu pacientes com CHC avançado, inaptos para terapias cirúrgicas ou locorregionais, e com status de performance ECOG 0 ou 1. Os pacientes foram randomizados em três grupos para receber diferentes regimes de dosagem de nivolumabe e ipilimumabe. 

A análise de longa duração do estudo CheckMate 040 demonstrou que a combinação de nivolumabe e ipilimumabe continua a oferecer respostas clinicamente significativas e benefícios de sobrevida a longo prazo em pacientes com carcinoma hepatocelular avançado (CHC) que foram previamente tratados com sorafenibe. Após um seguimento mínimo de 60 meses, o esquema do braço A (nivolumabe + ipilimumabe) apresentou uma taxa de resposta objetiva (ORR) de 34%, uma duração média da resposta (DOR) de 51,2 meses e uma sobrevida global (OS) mediana de 22,2 meses, com uma taxa de OS de 5 anos de 29%. Os perfis de segurança foram gerenciáveis e consistentes com estudos anteriores, sem novos sinais de segurança e não houve novas descontinuações devido a eventos adversos imunomediados desde a análise primária.  

Em conclusão, o estudo reforça o uso do esquema do braço A como uma opção eficaz de segunda linha para CHC avançado, oferecendo uma alternativa viável para pacientes que receberam terapias anteriores. Apesar das limitações do estudo, como a ausência de um grupo de controle e a heterogeneidade dos braços de tratamento, os dados apoiam a continuidade do uso de nivolumabe e ipilimumabe em cenários clínicos semelhantes. A combinação permanece como uma escolha importante, e um estudo de fase III comparando essa abordagem com outras opções de primeira linha está em andamento, o que pode fornecer mais informações sobre a eficácia relativa em contextos terapêuticos diversos. 

Referências: 

MELERO I., et al. Nivolumab plus ipilimumab combination therapy in patients with advanced hepatocellular carcinoma previously treated with sorafenib: 5-year results from CheckMate 0405. Annals of Oncology. Disponível em https://www.annalsofoncology.org/article/S0923-7534(24)00082-6/fulltext

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação