Highlights 2º dia ESMO 2024 - Câncer de pulmão  - Oncologia Brasil

Highlights 2º dia ESMO 2024 – Câncer de pulmão 

4 min. de leitura

Câncer de pulmão 

No segundo dia da ESMO 2024, foram apresentados 4 importantes estudos que avaliaram diferentes imunoterapias nos cenários avançados e/ou metastáticos de câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC). Esses estudos reforçam o papel crescente das terapias baseadas em inibidores de checkpoints e novas combinações no manejo do CPNPC, com benefícios importantes em subgrupos específicos de pacientes. 

 

TROPION-Lung01 

O estudo TROPION-Lung01 avaliou o Dato-DXd versus docetaxel (DTX) em pacientes com câncer de pulmão não pequenas células avançado e não escamoso (NSQ) previamente tratados, incluindo aqueles com metástases cerebrais basais. Em uma análise post hoc de 468 pacientes com carcinomas NSQ, 84 tinham metástases cerebrais. O Dato-DXd melhorou significativamente a sobrevida livre de progressão (PFS) em comparação com o DTX, com uma mediana de PFS de 4,9 vs 3,6 meses em pacientes com metástases cerebrais (HR 0,59) e 5,7 vs 3,7 meses naqueles sem metástases (HR 0,64). As taxas de resposta objetiva também foram maiores com o Dato-DXd, e houve menos eventos adversos graves relacionados ao tratamento. Os resultados sugerem que o Dato-DXd oferece melhor eficácia e segurança, independentemente do status de metástase cerebral em carcinomas NSQ, e uma avaliação adicional de sua atividade intracraniana está em andamento. Abstract ID 1312P  

 

MARIPOSA-2 

O estudo de fase 3 MARIPOSA-2 avaliou a eficácia do amivantamabe (ami) combinado com quimioterapia (carboplatina/pemetrexede) em comparação com quimioterapia isolada em pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) avançado com mutação no EGFR, após progressão com osimertinibe. Na primeira análise interina, o regime de ami-quimio demonstrou uma sobrevida livre de progressão (PFS) superior em relação à quimioterapia (HR 0,48; P<0,001). Uma tendência favorável foi observada na sobrevida global (OS) para o grupo ami-quimio em comparação com o grupo quimio (HR 0,77), mas sem atingir significância estatística. Na segunda análise interina apresentada no ESMO, a OS continuou mostrando uma melhora numérica para o grupo ami-quimio, com uma mediana de OS de 17,7 vs 15,3 meses (HR 0,73; P=0.039), embora não tenha atingido o limiar pré-definido de significância. Aos 18 meses, 50% dos pacientes no grupo ami-quimio ainda estavam vivos em comparação com 40% no grupo quimio. Além disso, o estudo relatou melhorias significativas nos desfechos secundários. O PFS2, que mede a sobrevida livre de progressão após a primeira terapia subsequente, foi significativamente prolongado no grupo ami-quimio (HR 0,64; P=0.002). Esse benefício foi consistente entre os subgrupos pré-definidos, reforçando a eficácia da combinação ami-quimio em prolongar o tempo até a progressão e potencialmente a sobrevida nessa população de pacientes com CPNPC avançado com mutação no EGFR após falha do osimertinibe.  

 

ALKOVE-1 

O ensaio de fase 1 ALKOVE-1 avaliou o NVL-655, um inibidor de tirosina quinase (TKI) seletivo para ALK e com excelente penetração no sistema nervoso central (SNC), em 133 pacientes com CPNPC avançado ALK+ que haviam sido amplamente pré-tratados, incluindo aqueles com mutações de resistência no gene ALK e metástases em SNC. O NVL-655 mostrou eficácia promissora, com uma taxa de resposta objetiva de 38%, incluindo 37% em pacientes que receberam pelo menos três TKIs ALK anteriores e 53% em pacientes não tratados com lorlatinibe. As respostas foram duradouras, com uma mediana de duração da resposta de 9,2 meses na população total e até 14,4 meses em alguns subgrupos (ALK compound mutation). Notavelmente, foi observada atividade no SNC, incluindo resolução completa das metástases cerebrais em pacientes previamente tratados com lorlatinibe. O perfil de segurança do medicamento foi favorável, com aumentos de ALT e AST sendo os eventos adversos relacionados ao tratamento mais comuns.3 1253O 

 

GALAXIES Lung-201 

O estudo de fase 2 GALAXIES Lung-201 avaliou a combinação de belrestotug (anti-TIGIT) e dostarlimabe (anti-PD-1) em pacientes com CPNPC avançado, PD-L1 TPS ≥ 50%, sem alterações drivers no EGFR/ALK e previamente não tratados. Nesta análise interina, 124 pacientes foram tratados em quatro grupos: dostarlimabe sozinho ou combinado com diferentes doses de belrestotug (100 mg, 400 mg, 1000 mg). Os grupos que receberam a combinação apresentaram taxas de resposta objetiva (ORR) superiores em comparação com o dostarlimabe sozinho, com ORRs variando de 60,0% a 63,3% nos braços de combinação, em comparação com 37,5% com dostarlimabe isolado. A terapia combinada foi associada a uma maior incidência de eventos adversos relacionados ao tratamento de grau 3+, embora esses fossem manejáveis. Os resultados indicam uma atividade antitumoral clinicamente significativa e apoiam a investigação contínua dessa combinação em CPNPC com PD-L1 TPS ≥ 50%.4   

 

João Alessi, MD 

Oncologista Clínico no Hospital Sirio Libanês, Staff Scientist do Dana-Farber Cancer Institute. 

 

Referências 

1) Pons-Tostivint, E et al. Datopotamab deruxtecan (Dato-DXd) vs docetaxel (DTX) in patients (pts) with advanced nonsquamous (NSQ) non-small cell lung cancer (NSCLC) with brain metastases (mets): results from TROPION-Lung01. Presented at ESMO 2024 (#1312P). 

2) Popat, S., et al., Amivantamab plus chemotherapy vs chemotherapy in EGFR-mutated, advanced non-small cell lung cancer after disease progression on osimertinib: Second interim overall survival from MARIPOSA-2. Abstract LBA54. ESMO® 2024. Disponível em: https://cslide.ctimeetingtech.com/esmo2024/attendee/confcal/session/calendar?q=LBA54. Acessado em: 1509.2024. 

3) Drilon, A.E.  Phase I/II ALKOVE-1 study of NVL-655 in ALK-positive (ALK+) solid tumours. Abstract 1253O. ESMO® 2024. Disponível em: ESMO Congress 2024 – Conference Calendar – ESMO Congress 2024 (ctimeetingtech.com) 

4) Spigel, D.R., et al., Interim analysis of GALAXIES Lung-201: Phase II, randomized, open-label platform study of belrestotug plus dostarlimab in patients (pts) with previously untreated locally advanced/metastatic (LA/M) PD-L1 high (TPS >/=50%) non-small cell lung cancer (NSCLC). Abstract LBA52. ESMO® 2024. Disponível em: https://cslide.ctimeetingtech.com/esmo2024/attendee/confcal/session/calendar?q=LBA52. Acessado em: 15.09.2024. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação