DETECT V: Tratamento sem quimioterapia para câncer de mama HER2+ metastático mostra resultados promissores - Oncologia Brasil

DETECT V: Tratamento sem quimioterapia para câncer de mama HER2+ metastático mostra resultados promissores

2 min. de leitura

A segunda análise interina do estudo DETECT V, apresentada na ESMO 2024, aponta que a retirada da quimioterapia não impacta a sobrevida de pacientes com câncer de mama HER2+ metastático. Além disso, a adição do inibidor de CDK4/6, Ribociclibe, mostrou benefícios significativos na sobrevida global e livre de progressão. 

 

Atualmente, o padrão de tratamento de primeira linha para o câncer de mama HER2+ metastático é a combinação de quimioterapia com dois agentes anti-HER2: Trastuzumabe e Pertuzumabe. No entanto, em um contexto metastático e incurável, garantir e manter a qualidade de vida dos pacientes torna-se um dos principais objetivos. Nesse cenário, a redução da toxicidade é fundamental. O estudo clínico de fase III, DETECT V, busca avaliar a eficácia e a tolerabilidade de um tratamento menos tóxico, comparando a combinação de Trastuzumabe, Pertuzumabe e terapia endócrina, com ou sem quimioterapia. O Ribociclibe foi introduzido após a inclusão de 124 pacientes, ampliando a avaliação dos efeitos desse inibidor de CDK4/6 nos dois grupos de tratamento. 

Durante a ESMO 2024, foram apresentados os resultados da segunda análise interina do estudo DETECT V. Ao avaliar as sobrevidas global (SG) e livre de progressão (SLP) entre os regimes com e sem quimioterapia, não foram observadas diferenças significativas entre os braços (mSG = NA vs. 46,1 meses; mSLP = 19,1 vs. 22,4 meses), indicando que a retirada da quimioterapia não impactou no prolongamento das sobrevidas. Por outro lado, a adição de Ribociclibe prolongou ambas as sobrevidas, reduzindo em 58% o risco de óbito (HR = 0,42; IC 95%: 0,24-0,74) e em 48% o risco de progressão ou óbito (HR = 0,52; IC 95%: 0,37-0,75). 

Os resultados preliminares demonstram que o regime sem quimioterapia é uma opção promissora no tratamento do câncer de mama HER2+ metastático, e que a adição de Ribociclibe proporcionou um ganho significativo de sobrevida. 

 

Referências:  

 

  1. Friedl TWP, Krause S, Fehm T, et al. [OT2-01-03] DETECT V – Comparison of dual HER2-targeted therapy with trastuzumab and pertuzumab plus CDK4/6 inhibition in combination with either chemo- or endocrine therapy in patients with HER2-positive and hormone-receptor positive metastatic breast cancer. Cancer Res 2020.
  2. Janni W, Fehm TN, Mueler V, et al. [350MO] Omission of chemotherapy and addition of the CDK4/6 inhibitor ribociclib in HER2-positive and hormone-receptor positive metastatic breast cancer – Second interim efficacy analysis of the randomized phase III DETECT V trial. ESMO  Congress 2024.

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal