Aberto hoje (01/06) em Chicago, o Congresso ASCO destacará, nos próximos dias, a importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço, segundo adiantou para o Grupo Oncologia Brasil o Dr. Gilberto de Castro Junior, oncologista clínico do Hospital Sírio-Libanês e Icesp e professor da Faculdade de Medicina da USP.
Membro do Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço, ele lembrou que esse tipo de câncer está sabidamente relacionado ao tabagismo, etilismo e papiloma vírus humano (HPV). Também serão discutidas as novas combinações de medicamentos, envolvendo a imunoterapia com radioterapia e a individualização do tratamento – alinhado com o tema desse Congresso, que é a medicina de precisão.
Novos estudos avaliarão os pacientes após o tratamento, geralmente multimodal – cirurgia, radioterapia, quimioterapia e outras eventuais abordagens –, com medidas para tentar reduzir a frequente toxicidade desse tratamento, adiantou Castro Junior.
Nosso entrevistado aproveitou para anunciar que, no recém-criado Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço, serão discutidas de forma multidisciplinar todas as formas de prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento desses pacientes, “buscando melhorar sua sobrevida e, principalmente, a qualidade de vida”.
Assista o vídeo com o Dr. Gilberto de Castro Junior:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.