Dois estudos com novas combinações em câncer renal metastático, apresentados em forma de pôster, hoje (2/6), no segundo dia do ASCO, em Chicago, demonstraram resultados animadores, segundo o oncologista, presidente da SBOC Regional Bahia e médico da Clínica Clion, Dr. Fernando Nunes.
Dr. Nunes faz parte do Grupo de Tumores Genitourinários do LACOG. Ele comentou um estudo inicial, fase 1/2, sobre a combinação de uma droga nova – um inibidor do CXCR4 – com axitinibe em pacientes com câncer renal avançado. A taxa de resposta foi acima de 30% e controle de doença acima de 80%.
O especialista também avaliou o estudo sobre a combinação de IL-10 peguilada associada a um inibidor de checkpoint (nivolumabe ou pembrolizumabe) em um estudo Fase 1b com duas doses da IL-10 (10 ou 20 mcg/Kg).
A dose de 20 mcg trouxe certa toxicidade, enquanto a de 10 mcg foi bem mais tolerada. A taxa de resposta foi de 53%, a sobrevida em um ano foi de 89% e a taxa de controle de doença foi cerca de 86%, “o que nos leva a crer que essa combinação seja bastante efetiva em pacientes com câncer de rim metastático”, destacou nosso entrevistado. “Esperamos que essas combinações sejam testadas em estudos mais robustos e que em breve se tornem realidade para nossos pacientes”, concluiu.
Assista o vídeo com o Dr. Fernando Nunes:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.