A Dra. Samira Mascarenhas, oncologista clínica, do Núcleo de Oncologia da Bahia e membro do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) acompanhou com exclusividade para o Grupo Oncologia Brasil, os principais estudos sobre avanços no tratamento do câncer de pulmão apresentados nesta segunda-feira (04), no Congresso ASCO 2018.
O principal deles, na avaliação da Dra. Samira, é o ImPower-131 que recrutou mais de mil pacientes com câncer de pulmão de histologia escamosa estádio IV. Eles foram randomizados em três braços: braço A com uso de aclitaxel, carboplatina e atezolizumabe; braço B com Nab-paclitaxel, carboplatina e atezolizumabe e o braço C com quimioterapia. Na opinião da especialista esse estudo é importante porque há grande expectativa em relação às novidades para pacientes com esse perfil.
O PD-L1 será dosado mas não haverá estratificação. Os endpoints primários são sobrevida livre de progressão, segurança e também sobrevida global.
Ainda não foram apresentados dados maduros do estudo em relação a sobrevida mas a comparação do braço B com o braço C mostra benefícios para os pacientes do braço B. “Um dado importante é que traz uma redução do risco de morte e de progressão da doença em torno de 30 por cento para os pacientes do braço B”, destacou Dra. Samira.
Assista o vídeo com o Dra. Samira Mascarenhas:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.