Pesquisa revela redução em diarreia induzida por quimioterapia com uso de probióticos - Oncologia Brasil

Pesquisa revela redução em diarreia induzida por quimioterapia com uso de probióticos

< 1 min. de leitura

Uma alta concentração de probióticos multi-cepas ajuda a reduzir casos leves a moderados de diarreia induzida por quimioterapia, em pacientes com câncer, de acordo com estudo de fase II/III apresentado na ESMO 2018, congresso que está sendo realizado em Munique, na Alemanha, entre os dias 19 e 23 de outubro.

Pacientes em uso de quimioterapia baseada em fluoropirimidinas e irinotecano foram randomizados para receber 1 sachê de probióticos ou do placebo correspondente, duas vezes ao dia, iniciando-se 14 dias antes da quimioterapia e terminando duas semanas após o ciclo 3. A incidência de diarreia grau 3 foi de 8,0% no braço de probióticos vs. 4,1% no braço do placebo. A incidência de diarreia grau 4 também foi maior no grupo que usou probióticos: 2,0% vs. 0,0%.

O estudo conduzido na Índia não atingiu significância estatística para seu desfecho primário, que consistia em reduzir a incidência de diarreia graus 3 e 4, mas mostrou eficácia dos probióticos na redução de diarreia de todos os graus (199 episódios no grupo de probiótico vs. 220 no grupo placebo). A pesquisa é mais uma em uma série de novas evidências sobre como a microbiota intestinal pode afetar a qualidade de vida e os tratamentos de pacientes com câncer. Novos estudos estão em andamento para avaliar a influência de probióticos em outros cenários de tratamento, como, por exemplo, em pacientes em uso de imunoterapia.

Clique aqui e saiba mais: https://www.esmo.org/Press-Office/Press-Releases/probiotic-chemotherapy-toxicity-cancer-Sharma

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal