O tromboembolismo venoso (TEV), que inclui trombose venosa profunda e embolia pulmonar, é uma complicação comum do câncer e está associado a significativa morbidade e mortalidade. Vários fatores de risco relacionados ao câncer contribuem para o desenvolvimento de TEV, incluindo tipo e estágio de câncer, quimioterapia, cirurgia e fatores relacionados ao paciente, como idade avançada e imobilização. O manejo do TEV associado ao câncer é um desafio. Ao longo dos anos, avanços importantes foram feitos e, recentemente, ensaios clínicos randomizados foram publicados ajudando o gerenciamento dos clínicos dessa população de pacientes.
Em recente publicação da Blood, através da discussão de 3 casos ilustrativos, Kraaijpoel e Carrier descrevem a abordagem para o tratamento da trombose venosa associada ao câncer, incluindo trombose venosa profunda aguda, embolia pulmonar e trombose associada a cateter. Nesta revisão, são discutidos os cenários comuns de TEV associados ao câncer e discutidas criticamente as evidências disponíveis para orientar as decisões de tratamento.
Saiba mais: Blood
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.