A importância da pesquisa clínica

2 min. de leitura

O Dr. Carlos Barrios, oncologista clínico do Hospital São Lucas, de Porto Alegre (RS), e diretor do Latin America Cooperative Oncology Group (LACOG), esteve presente no ASCO 2019, congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em Chicago (EUA), e comentou sobre a preponderância da pesquisa como catalisadora de várias das importantes novidades divulgadas no evento. O médico enfatizou o papel essencial da pesquisa em oncologia, ressaltando não só sua relevância no desenvolvimento do conhecimento, mas também no avanço de estratégias mais direcionadas de tratamento de pacientes com câncer.

Com isso em mente, mais de 80 membros do LACOG, vindos de toda a América Latina, reuniram-se no primeiro dia do ASCO 2019, 31 de maio, para discutir e planejar diversos projetos de pesquisa, cujos resultados devem ser apresentados em eventos científicos ao longo dos próximos anos.

O médico destacou a idealização do Projeto Cura, iniciativa que busca maior apoio para o desenvolvimento desses e de outros trabalhos de pesquisa no Brasil e nos demais países membros do LACOG. De acordo com Barrios, o projeto tem a função de criar uma cultura de doação e de suporte filantrópico para a pesquisa acadêmica local, com foco em responder questões e solucionar problemas específicos dos pacientes desses países, muitas vezes não contemplados nos estudos internacionais. Por meio de eventos culturais e esportivos, o projeto busca engajar as populações latino-americanas no combate ao câncer, incentivando sua participação ativa no financiamento e no desenvolvimento científico em oncologia.

Para saber mais sobre o Projeto Cura e o LACOG, acesse: projetocura.org e www.lacog.org.br.

Send this to a friend