A.C. Camargo abre 87 vagas de Residência Médica - Oncologia Brasil

A.C. Camargo abre 87 vagas de Residência Médica

3 min. de leitura

Está aberto o processo de seleção dos programas de Residência Médica do A.C.Camargo Cancer Center em Cancerologia Cirúrgica, Clínica e Pediátrica; assim como em Cirurgia de Cabeça e Pescoço e de áreas como Endoscopia, Medicina Intensiva, Medicina Nuclear, Patologia, Radiologia, Radioterapia, dentre outras. As inscrições para 71 vagas serão recebidas até 16 de novembro pela Fundação Carlos Chagas, enquanto o site A.C.Camargo está com edital aberto até 8 de dezembro para outras 16 vagas.

O A.C.Camargo Cancer Center, centro integrado de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, anuncia a abertura dos editais que totalizam 87 novas vagas de Residência Médica, que contemplam áreas de Cirurgia, Clínica, Patologia, Radiologia, Medicina Nuclear e Radioterapia. Em um dos Editais, disponíveis no site da Fundação Carlos Chagas – www.concursosfcc.com.br/concursos/susrm117/index.html – o A.C.Camargo dispõe de 71 vagas por meio do concurso do Sistema Único de Saúde, que é promovido pela Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. As inscrições poderão ser realizadas até 16 de novembro para as áreas de Cancerologia Cirúrgica (15 vagas), Cancerologia Clínica (18), Cancerologia Pediátrica (3), Cirurgia de Cabeça e Pescoço (3), Endoscopia (2), Medicina Intensiva (2), Medicina Nuclear (3), Patologia (6), Radiologia e Diagnóstico por Imagem (15) e Radioterapia (4).

Em outros dois Editais, ambos coordenados pela Escola de Cancerologia Celestino Bourroul, da área de Ensino do A.C.Camargo, são oferecidas 16 vagas. Serão aceitas até 8 de dezembro as inscrições para os programa de Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia (2 vagas), Radiologia e Diagnóstico por Imagem-R4 e Imagem em Oncologia (7), Cirurgia de Base do Crânio (1), Imagem da Mama (2) e Radiologia Intervencionista Percutânea (4). É necessário preencher a ficha cadastral, reunir os documentos solicitados em edital e realizar o pagamento da taxa de inscrição. A seleção será feita por meio de entrevista, análise do currículo e prova escrita presencial.

RESIDÊNCIA MÉDICA DO A.C.CAMARGO – O primeiro Programa de Residência Médica em Oncologia no Brasil, criado em 1953, já formou 1173 residentes que estão espalhados pelo Brasil e exterior. São médicos que atuam na Argentina, Bolívia, China, Colômbia, El Salvador, Equador, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.

Em 2016, o programa formou 62 médicos e outros 27 especialistas multiprofissionais. “E a cada ano, em média, nós selecionamos 5% a 10% dos formandos para fazer parte do nosso corpo clínico. E, os demais, levam o conhecimento aqui adquirido para muitas regiões carentes de expertise sobre câncer”, ressalta o Superintendente de Ensino do A.C.Camargo, Luiz Juliano Neto.

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Este mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). A duração dos programas, de acordo com a especialidade, varia de um a três anos. Mais informações: http://www.accamargo.org.br/residencia-medica-editais/.

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center

Referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center é um dos mais importantes centros especializados e integrados de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. A instituição provê assistência integrada, de alta complexidade, humanizada e centrada nas necessidades e segurança dos pacientes, em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação.

No A.C.Camargo, médicos e cientistas atuam em conjunto no desenvolvimento de pesquisas que serão aplicadas no futuro da oncologia, resultando nas melhores alternativas terapêuticas e, consequentemente, no aumento dos índices de cura e de sobrevida do paciente. No Ensino, é a principal Instituição formadora de especialistas, residentes, mestres e doutores em oncologia do país, aptos a compartilhar o conhecimento e atuar no combate ao câncer em benefício de toda a sociedade.