Drª Débora Gaudêncio (CRM BA 21159), Oncologista Clínica de Salvador-BA, discute os resultados do estudo RIGHT Choice³ apresentados na ESMO Congress 2023. São apresentados resultados anteriores do clinical trial e os dados atuais da análise de subgrupos baseada na presença ou ausência de crise visceral. Acesse e confira!
O tratamento de câncer de mama metastático RH+/HER2- em primeira linha é a combinação de inibidores de ciclina (CDK4/6) com a terapia endócrina (ET)¹. No entanto, na rotina clínica, do ponto de vista do oncologista, para aqueles pacientes com doença visceral rapidamente progressiva poderia ser prescrita quimioterapia? Diante da falta de evidência direta, o estudo clínico de fase II, RIGHT Choice, avalia a eficácia e segurança de CDK4/6+ET comparativamente à quimioterapia em primeira linha¹.
Em San Antonio 2022, foram apresentados os resultados preliminares do RIGHT Choice trial¹, onde demonstrou que o benefício em sobrevida livre de progressão (SLP) de 24, vs. 12,3 meses favorecendo ribociclibe + terapia endócrina com uma redução de 46% no risco de progressão ou óbito¹. Na ASCO 2023², por sua vez, o mesmo estudo performou uma análise exploratória comparando por faixa etária (<40 anos e ≥40 anos), onde demonstrou que o benefício de ribociclibe+ET é independente da idade e do stauts menopausal².
Diretamente da ESMO Congress 2023, a Drª Débora recorda e discute os resultados de nova análise de subgrupo do RIGHT Choice³ apresentado em pôster por Azim, HA 2023. Na presente avaliação o estudo subdividiu a coorte com base na presença de crise visceral (n=106) vs. ausência de crise visceral (n=116)³. Os dados demonstram que no subgrupo com crise visceral a SLP foi semelhante entre os braços de tratamento (12,9 vs. 11,2 meses) e o tempo de início de resposta foi igualmente semelhante. Por outro lado, quando avaliado o subgrupo sem crise visceral há um incremento em SLP (24,0 vs. 12,7 meses) com redução de 66% no risco de progressão ou óbito³.
A avaliação de segurança demonstra um perfil de segurança já conhecido com toxicidades baixas e manejáveis para ribocilibe+ET. Para quimioterapia o perfil também foi conhecido, ainda que as toxicidades tenham sido mais incidentes³.
Dada as análises exploratórias e de subgrupos do estudo RIGHT Choice³, discutidos aqui pela Drª Débora Gaudêncio, há um respaldo para o uso de ribociclibe + terapia hormonal como tratamento de primeira linha em câncer de mama luminal metastática agressiva, incluindo para aquelas pacientes com crise visceral, menopausada ou pós-menopausada. Vale a pena conferir na íntegra!
Material destinado a profissionais de saúde habilitados a prescrever e/ou dispensar medicamentos. Produzido em fevereiro/2024. © 2024 – Direitos Reservados – Novartis Biociencias S.A. Proíbida a reprodução total ou parcial não autorizada. BR-28996.
Referências:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.