Anvisa aprova o primeiro produto de terapia gênica baseada em células CAR-T, o tisagenlecleucel - Oncologia Brasil

Anvisa aprova o primeiro produto de terapia gênica baseada em células CAR-T, o tisagenlecleucel

2 min. de leitura

Tisagenlecleucel (tisa-cel) é um produto de terapia avançada e foi aprovado para o tratamento de leucemia linfoblástica aguda de células B e linfoma difuso de grandes células B, ambos no cenário recidivado e refratário. Trata-se de uma terapia inovadora e com potencial revolucionário no cenário destas doenças

O tisagenlecleucel (tisa-cel) é indicado para o tratamento de pacientes pediátricos e adultos jovens – de 3 até 25 anos de idade, com leucemia linfoblástica aguda (LLA) de células B, refratária ou a partir da segunda recidiva (R/R), ou para o tratamento de pacientes adultos com linfoma difuso de grandes células B (LDGCB) recidivado ou refratário (R/R), após duas ou mais linhas de terapia sistêmica.   

Este medicamento também foi aprovado por outras agências regulatórias, como a Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos; a European Medicines Agency (EMA), na Europa; e a Pharmaceuticals and Medical Devices Agency (PMDA), no Japão. 

A eficácia e segurança do tisa-cel em adultos pediátricos e jovens de células B, refratária ou a partir da segunda recidiva (R/R) foi avaliada de forma aberta, no estudo multicêntrico de braço único (ELIANA, NCT02228096). A eficácia foi estabelecida com base na remissão completa (RC) dentro de 3 meses após a infusão, na duração da RC e na proporção de pacientes com RC e doença residual mínima (DRM) < 0,01% por citometria de fluxo. Entre os 63 pacientes infundidos, 52 (83%) alcançaram RC/RCi, todos com DRM negativa. 

A eficácia e a segurança do tisa-cel em pacientes com LDGCB R/R foram avaliadas em um estudo aberto, multicêntrico e de braço único (JULIET; NCT02445248). A eficácia foi estabelecida com base na taxa de resposta completa (CR) e duração da resposta (DOR), conforme determinado por um comitê de revisão independente. O tempo médio para a primeira resposta ao tisa-cel (CR ou PR) foi de 0,9 meses (intervalo: 0,7 a 3,3 meses). Dos 22 pacientes que atingiram RC, 9 alcançaram esse status em 1 mês, mais 12 no mês 3 e o último no mês 6 após a infusão de tisa-cel. 

Referências: 

Maude SL, et al., Tisagenlecleucel in Children and Young Adults with B-Cell Lymphoblastic Leukemia. N Engl J Med. 2018 Feb 1;378(5):439-448. doi: 10.1056/NEJMoa1709866.  

Stephen J. Schuster, et al., Tisagenlecleucel in Adult Relapsed or Refractory Diffuse Large B-Cell Lymphoma. N Engl J Med 2019; 380:45-56. DOI: 10.1056/NEJMoa1804980.