Anvisa aprova primeira terapia-alvo direcionada ao TROP2 para tratar câncer de mama triplo negativo metastático - Oncologia Brasil

Anvisa aprova primeira terapia-alvo direcionada ao TROP2 para tratar câncer de mama triplo negativo metastático

2 min. de leitura

Neste vídeo, Dr. Carlos dos Anjos, oncologista clínico do Hospital Sírio-Libanês, comenta sobre a recentre aprovação regulatória do sacituzumabe govitecan no cenário do tratamento de segunda linha de pacientes com câncer de mama triplo negativo metastático. Assista o vídeo e confira os comentários do especialista acerca do assunto! 

 

Sacituzumabe govitecan é um anticorpo-droga conjugado, composto por um anticorpo antitrofoblástico de superfície celular 2 (Trop-2), acoplado ao SN-38 – o metabólito ativo do irinotecano e um inibidor da topoisomerase I.  Trop-2 é um transdutor de sinal de cálcio transmembranar altamente expresso em vários tipos de tumores, incluindo câncer de mama (>90%).  

Esta molécula foi avaliada no estudo clínico randomizado (1:1), de fase 3, ASCENT. Os dados de eficácia e segurança deste estudo foram usados como base para aprovação regulatória pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No estudo ASCENT, sacituzumabe govitecan foi avaliado em comparação com quimioterapia de agente único, de escolha do médico, em pacientes com câncer de mama triplo negativo metastático, recidivado ou refratário, a duas ou mais linhas terapêuticas anteriores.  

Os dados deste estudo demonstraram que a sobrevida livre de progressão (HR para progressão da doença ou morte, 0,41; IC 95% 0,32 a 0,52; P<0.001) e a sobrevida global (HR para morte, 0,48; IC 95%, 0,38 a 0,59; P<0,001) foram significativamente maiores com sacituzumabe govitecan comparado à quimioterapia com agente único entre pacientes com câncer de mama metastático triplo negativo. 

Neste vídeo, Dr. Carlos comenta sobre os algoritmos de tratamento do câncer de mama triplo negativo metastático, e quais necessidades médicas ainda existem no cenário do tratamento deste tipo de tumor. Segundo o especialista, a aprovação do sacituzumabe govitecan preenche uma importante lacuna no tratamento de segunda linha do CMTN metastático. 

Assista o vídeo e confira os dados completos do estudo clínico ASCENT, além dos comentários do especialista, acerca do impacto que esta aprovação terá na prática clínica.  

 

Referência: 

Aditya Bardia et al., Sacituzumab Govitecan in Metastatic Triple-Negative Breast Cancer. N Engl J Med 2021; 384:1529-1541. DOI: 10.1056/NEJMoa2028485 

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação