Esquema de cisplatina associada à radioterapia semanal deve ser considerada nova opção de tratamento padrão para pacientes com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço localmente avançado - Oncologia Brasil

Esquema de cisplatina associada à radioterapia semanal deve ser considerada nova opção de tratamento padrão para pacientes com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço localmente avançado

2 min. de leitura

CDDP + RT semanal não é inferior a CDDP 3x/semana + RT para pacientes com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço localmente avançado (ECCP-LA) pós-operatório de alto risco e possui perfil de toxicidade favorável

Devido às toxicidades relacionadas ao esquema de cisplatina três vezes na semana associada à radioterapia (CDDP+RT) em pacientes com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço localmente avançado (CECCP-LA), um estudo randomizado de fase 2/3 foi realizado para confirmar a não inferioridade do CDDP+RT semanal (braço B) em comparação com o CDDP 3x na semana + RT (braço A).

O estudo incluiu 261 pacientes (132 pacientes no braço A e 129 pacientes no braço B) com características de alto risco no pós-operatório (margem microscopicamente positiva e/ou extensão extranodal) e ECOG-PS 0-1.

Na segunda análise interina planejada na fase 3 com 76/161 eventos, o Comitê de Monitoramento de Dados e Segurança recomendou o término do estudo e a publicação dos resultados porque o limite estatístico para a não inferioridade havia atendido aos critérios de parada pré-especificados.

Com um acompanhamento mediano de 2,2 anos em todos os pacientes randomizados, a sobrevida global em 3 anos foi de 59,1% no braço A e 71,6% no braço B com HR=0,69, p = 0,00272 <0,00433). A sobrevida livre de progressão em três anos foi de 53,0% no braço A e de 64,5% no braço B (HR= 0,71).

Em relação aos eventos adversos agudos, neutropenia (≥ grau 3), aumento de creatinina (≥ grau 2), deficiência auditiva (≥ grau 2) e mucosite (≥ grau 2) ocorreram em 48,8%, 8,5%, 7,8% e 55,0% no braço A e 35,3%, 5,7%, 2,5% e 59,0% no braço B, respectivamente. A proporção de conclusão do tratamento foi de 93,2% no braço A e 86,8% no braço B.

O CDDP + RT semanal não é inferior ao CDDP 3x/semana + RT para pacientes com CECCP-LA pós-operatório de alto risco e possui perfil de toxicidade favorável. Portanto, deve ser considerado a nova opção de tratamento padrão para esses pacientes.

Referências:
J Clin Oncol 38: 2020 (suppl; abstr 6502)
https://meetinglibrary.asco.org/record/187232/abstract

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação