Esquema de cisplatina associada à radioterapia semanal deve ser considerada nova opção de tratamento padrão para pacientes com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço localmente avançado - Oncologia Brasil

Esquema de cisplatina associada à radioterapia semanal deve ser considerada nova opção de tratamento padrão para pacientes com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço localmente avançado

2 min. de leitura

CDDP + RT semanal não é inferior a CDDP 3x/semana + RT para pacientes com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço localmente avançado (ECCP-LA) pós-operatório de alto risco e possui perfil de toxicidade favorável

Devido às toxicidades relacionadas ao esquema de cisplatina três vezes na semana associada à radioterapia (CDDP+RT) em pacientes com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço localmente avançado (CECCP-LA), um estudo randomizado de fase 2/3 foi realizado para confirmar a não inferioridade do CDDP+RT semanal (braço B) em comparação com o CDDP 3x na semana + RT (braço A).

O estudo incluiu 261 pacientes (132 pacientes no braço A e 129 pacientes no braço B) com características de alto risco no pós-operatório (margem microscopicamente positiva e/ou extensão extranodal) e ECOG-PS 0-1.

Na segunda análise interina planejada na fase 3 com 76/161 eventos, o Comitê de Monitoramento de Dados e Segurança recomendou o término do estudo e a publicação dos resultados porque o limite estatístico para a não inferioridade havia atendido aos critérios de parada pré-especificados.

Com um acompanhamento mediano de 2,2 anos em todos os pacientes randomizados, a sobrevida global em 3 anos foi de 59,1% no braço A e 71,6% no braço B com HR=0,69, p = 0,00272 <0,00433). A sobrevida livre de progressão em três anos foi de 53,0% no braço A e de 64,5% no braço B (HR= 0,71).

Em relação aos eventos adversos agudos, neutropenia (≥ grau 3), aumento de creatinina (≥ grau 2), deficiência auditiva (≥ grau 2) e mucosite (≥ grau 2) ocorreram em 48,8%, 8,5%, 7,8% e 55,0% no braço A e 35,3%, 5,7%, 2,5% e 59,0% no braço B, respectivamente. A proporção de conclusão do tratamento foi de 93,2% no braço A e 86,8% no braço B.

O CDDP + RT semanal não é inferior ao CDDP 3x/semana + RT para pacientes com CECCP-LA pós-operatório de alto risco e possui perfil de toxicidade favorável. Portanto, deve ser considerado a nova opção de tratamento padrão para esses pacientes.

Referências:
J Clin Oncol 38: 2020 (suppl; abstr 6502)
https://meetinglibrary.asco.org/record/187232/abstract

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação