Toripalimabe associado a axitinibe mostra resultados promissores no tratamento do melanoma da mucosa metastático - Oncologia Brasil

Toripalimabe associado a axitinibe mostra resultados promissores no tratamento do melanoma da mucosa metastático

2 min. de leitura

Os escores do perfil de expressão gênica (GEP) de genes selecionados relacionados à imunidade e à angiogênese podem prever a resposta à combinação de toripalimabe e axitinibe

O melanoma da mucosa metastático responde mal à terapia de bloqueio de PD-1 em comparação com o melanoma cutâneo, mas a combinação da inibição do VEGF com o bloqueio de PD-1 pode fornecer oportunidades terapêuticas. Um estudo apresentado no ASCO 2020 Virtual Annual Meeting avaliou a segurança e a eficácia do toripalimabe combinado com axitinibe no tratamento do melanoma da mucosa metastático.

Entre abril de 2017 a abril de 2018, foram incluídos 33 pacientes e não foi observada toxicidade limitante da dose ou morte relacionada ao tratamento. 97% dos pacientes apresentaram evento adverso relacionado ao tratamento, com 39,4% de graus 3-4. Os EAs mais comuns foram: diarreia, proteinúria, síndrome mãos-pés e hipotireoidismo.

Entre 29 pacientes sem tratamento prévio, 14 apresentaram resposta parcial e 11 doença estável, com taxa de resposta global de 48,3% e taxa de controle da doença de 86,2%. A duração de resposta mediana foi de 13,7 meses, a sobrevida livre de progressão foi de 7,5 meses e a sobrevida global mediana foi de 20,7 meses.

A expressão de PD-L1 ou carga de mutação tumoral não apresentou diferenças significativas entre os respondedores e os não respondedores. Por outro lado, os escores do GEP de oito genes selecionados relacionados à imunidade e quatro relacionados à angiogênese mostraram forte correlação com a resposta clínica.

O toripalimabe associado ao axitinibe é uma opção promissora de tratamento para o melanoma da mucosa metastático. Os escores de GEP dos genes selecionados relacionados à imunidade e à angiogênese podem prever a resposta à combinação.

Referências:
J Clin Oncol 38: 2020 (suppl; abstr 10007)
https://meetinglibrary.asco.org/record/186918/abstract

 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação