Estudo comparou savolitinibe versus sunitinibe
Estudo de fase 3 SAVOIR avaliou savolitinibe, um inibidor altamente seletivo da MET-tirosina quinase, em comparação ao padrão de tratamento sunitinibe em pacientes com carcinoma de células renais papilífero (CCRP) relacionado ao oncogene MET. O (CCRP) é responsável por 10 a 15% das neoplasias renais.
O estudo randomizou pacientes para receber savolitinibe 600 mg uma vez ao dia ou sunitinibe 50 mg uma vez ao dia, sendo 4 semanas com e 2 semanas sem medicação. Após a disponibilização de dados externos sobre a sobrevida livre de progressão (SLP) com sunitinibe, a inclusão de pacientes no estudo foi encerrada.
No corte de dados (agosto de 2019), 60 dos 180 pacientes planejados haviam sido randomizados (savolitinib n = 33; sunitinib n = 27). A maioria apresentava ganho no cromossomo 7 (savolitinibe 91%; sunitinibe 96%) e nenhuma terapia prévia (savolitinibe 85%; sunitinibe 93%).
SLP mediana, sobrevida global (SG) mediana e taxa de resposta global (TRG) foram melhores numericamente com savolitinibe em relação ao sunitinibe: 7 versus 5,6 meses, NR versus 13,2 meses e 27% versus 7%, respectivamente.
Eventos adversos de grau ≥3 foram relatados em 42% e 81% e modificações de dose em 30% e 74% dos pacientes com savolitinibe e sunitinibe, respectivamente.
Savolitinibe demonstrou eficácia encorajadora e melhor perfil de segurança em comparação ao sunitinibe. O desempenho do sunitinibe foi inferior ao esperado com base em dados retrospectivos externos. É necessária uma investigação mais aprofundada do savolitinibe como uma opção de tratamento para o CCRP relacionado ao MET.
Referências:
J Clin Oncol 38: 2020 (suppl; abstr 5002)
https://meetinglibrary.asco.org/record/185943/abstract
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.