Resultados indicam taxa de resposta global de 36,4% e perfil de segurança consistente com a doença
As opções terapêuticas para pacientes com melanoma avançado, especialmente os que tiveram progressão com o uso de inibidores do ponto de verificação (checkpoint), são limitadas. A terapia celular adotiva usando linfócitos infiltrantes de tumor (TIL) aprimora a defesa natural contra o câncer e, de acordo com trabalho divulgado no ASCO 2020 Virtual Annual Meeting, demonstrou respostas duradouras em pacientes com melanoma altamente pré-tratados.
O estudo C-144-01, de fase 2, avaliou a eficácia e a segurança do lifileucel em pacientes com melanoma metastático irressecável que progrediram com uso de inibidores de ponto de verificação e inibidores de BRAF / MEK, se BRAFv600 mutante. Foram incluídos 66 pacientes, cuja terapia consistiu em uma semana de linfodepleção, uma única infusão de lifileucel e até 6 doses de IL-2.
A taxa de resposta global foi de 36,4% (2 RC, 22 RP) e a taxa de controle da doença foi de 80,3%. O tempo médio de resposta foi de 1,9 meses (variação: 1,3-5,6). Após o acompanhamento mediano de 17,0 meses, a duração mediana de resposta ainda não foi atingida.
O perfil de eventos adversos foi consistente com a doença avançada subjacente e os regimes de linfodepleção e IL-2. Estes resultados foram obtidos em pacientes com melanoma metastático fortemente pré-tratados com alta carga basal de doença que progrediram em várias terapias anteriores, incluindo inibidores anti-PD1 e BRAF / MEK, se BRAFv600 mutante.
Referências:
J Clin Oncol 38: 2020 (suppl; abstr 10006)
https://meetinglibrary.asco.org/record/186915/abstract
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.