Diretamente de Chicago, no ASCO 2024, Dra. Angélica Nogueira, Oncologista Clínica, Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e idealizadora do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, traz as atualizações do estudo INAVO 120, para o tratamento de câncer de mama avançado
O inavolisibe é um inibidor da fosfatidilinositol 3-quinase (PI3K), que atua impedindo a ativação desregulada da via de sinalização mediada por PI3K, resultando na inibição do crescimento e sobrevivência de células tumorais.
A análise adicional do estudo INAVO 120¹ avaliou a terapia combinada de inavolisibe com palbociclibe e fulvestranto para o braço investigacional, em comparação com palbociclibe e fulvestranto para o braço convencional.
Foram incluídas no estudo participantes de alto risco e prognóstico grave, com câncer de mama avançado na primeira linha terapêutica, doença hormonal positiva, HER2 negativo, com mutação em PI3K e que progrediram dentro de 24 meses pós término da terapia endócrina ou durante a terapia endócrina adjuvante.
Dra. Angélica comenta que, desde a análise primária do INAVO 120² apresentada no SABCS 2023, já era sabido que a adição do inavolisibe na terapêutica havia proporcionado um aumento importante na sobrevida livre de progressão e na sobrevida global. No entanto, no ASCO 2024, foram apresentados os resultados da segunda sobrevida livre de progressão (PFS2) – tempo entre a randomização da paciente e a segunda progressão da doença, bem como os dados atualizados para o tempo de início para a quimioterapia.
Os dados de toxicidade e os dados mais maduros de sobrevida global seguem sendo acompanhados, mas os dados apresentados nessa última atualização já mostram benefícios promissores para o escalonamento do tratamento e para o aumento de sobrevida global em pacientes de alto risco.
Ficou curioso para saber as atualizações completas do estudo INAVO 120 e seus impactos na prática clínica? Acesse e confira na íntegra.
Referências:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.