ASCO 2024: Atualizações do Estudo INAVO 120 de Fase III – Inavolisibe em terapia combinada para o tratamento de câncer de mama avançado - Oncologia Brasil

ASCO 2024: Atualizações do Estudo INAVO 120 de Fase III – Inavolisibe em terapia combinada para o tratamento de câncer de mama avançado

2 min. de leitura

Diretamente de Chicago, no ASCO 2024, Dra. Angélica Nogueira, Oncologista Clínica, Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e idealizadora do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, traz as atualizações do estudo INAVO 120, para o tratamento de câncer de mama avançado 

O inavolisibe é um inibidor da fosfatidilinositol 3-quinase (PI3K), que atua impedindo a ativação desregulada da via de sinalização mediada por PI3K, resultando na inibição do crescimento e sobrevivência de células tumorais. 

 

A análise adicional do estudo INAVO 120¹ avaliou a terapia combinada de inavolisibe com palbociclibe e fulvestranto para o braço investigacional, em comparação com palbociclibe e fulvestranto para o braço convencional.  

 

Foram incluídas no estudo participantes de alto risco e prognóstico grave, com câncer de mama avançado na primeira linha terapêutica, doença hormonal positiva, HER2 negativo, com mutação em PI3K e que progrediram dentro de 24 meses pós término da terapia endócrina ou durante a terapia endócrina adjuvante.  

 

Dra. Angélica comenta que, desde a análise primária do INAVO 120² apresentada no SABCS  2023, já era sabido que a adição do inavolisibe na terapêutica havia proporcionado um aumento importante na sobrevida livre de progressão e na sobrevida global. No entanto, no ASCO 2024, foram apresentados os resultados da segunda sobrevida livre de progressão (PFS2) – tempo entre a randomização da paciente e a segunda progressão da doença, bem como os dados atualizados para o tempo de início para a quimioterapia. 

 

Os dados de toxicidade e os dados mais maduros de sobrevida global seguem sendo acompanhados, mas os dados apresentados nessa última atualização já mostram benefícios promissores para o escalonamento do tratamento e para o aumento de sobrevida global em pacientes de alto risco.  

 

Ficou curioso para saber as atualizações completas do estudo INAVO 120 e seus impactos na prática clínica? Acesse e confira na íntegra.

 

Referências:  

  1. Juric D, Kalinsky K, Turner N. C. et al. First-line inavolisib/placebo + palbociclib + fulvestrant (Inavo/Pbo+Palbo+Fulv) in patients (pts) with PIK3CA-mutated, hormone receptor-positive, HER2negative locally advanced/metastatic breast cancer who relapsed during/within 12 months (mo) of adjuvant endocrine therapy completion: INAVO120 Phase III randomized trial additional analyses. J Clin Oncol 42, 2024 (suppl 16; abstr 1003) 
  2. Jhaveri K. L., Im S., Saura C et al. Inavolisib or placebo in combination with palbociclib and fulvestrantin patients with PIK3CA-mutated, hormone receptor-positive, HER2-negative locally advanced or metastatic breast cancer: Phase III INAVO120 primary analysis. San Antonio Breast Cancer Symposium 2023.  

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação