Neste vídeo, Dra. Natália Zing, hematologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, mostra os principais resultados do estudo BRUIN CLL-321 apresentado no ASH 2024 sobre o tratamento de LLC. Acesse e confira na íntegra!
De 7 a 10 de dezembro de 2024, San Diego, na Califórnia, está sendo o palco do 66ª Congresso Americano de Hematologia (ASH). O evento é um dos mais importantes da área, reunindo especialistas de todo o mundo para discutir avanços científicos, estudos clínicos inovadores e novas abordagens terapêuticas.
Neste vídeo, a Dra. Natalia Zing traz os resultados do estudo BRUIN CLL-321, um ensaio clínico de fase III que compara o pirtobrutinibe a quimioimunoterapia em pacientes com leucemia linfocítica crônica (LLC) recidivante ou refratária, previamente expostos a inibidores de BTK covalentes como ibrutinibe, acalabrutinibe e zanubrutinibe e a inibidores de BCL-2. O estudo envolveu 238 pacientes altamente politratados, com uma mediana de três linhas de tratamento e alguns com mais de 10 linhas.
Os resultados mostraram que o pirtobrutinibe proporcionou um benefício significativo em termos de sobrevida livre de progressão (SLP), com uma média de 14 meses, e tempo até o próximo tratamento de cerca de 24 meses. Este benefício foi observado também em um subgrupo de pacientes de alto risco. O estudo não trouxe novidades em relação ao perfil de segurança do pirtobrutinibe, mas foi observado um aumento de infecções, como pneumonias, o que pode ser atribuído ao fato dos pacientes serem politratados.
A análise do estudo indicou que a quimioimunoterapia não deve ser recomendada no cenário recidivado refratário, uma vez que houve maior taxa de descontinuação devido a eventos adversos no braço da quimioimunoterapia. O pirtobrutinibe, por outro lado, demonstrou ser uma opção interessante, com boas taxas de sobrevida, tempo até o próximo tratamento e perfil de segurança favorável.
Referência:
Sharman JP, Munir T, Grosicki S, et al. BRUIN CLL-321: Randomized Phase III Trial of Pirtobrutinib Versus Idelalisib Plus Rituximab (IdelaR) or Bendamustine Plus Rituximab (BR) in BTK Inhibitor Pretreated Chronic Lymphocytic Leukemia/Small Lymphocytic Lymphoma. Abstract: 886. Session: 642. Chronic Lymphocytic Leukemia: Clinical and Epidemiological: Treating Refractory Disease-Novel Agents and Quality-of-Life. Presented at the 66th Annual Meeting of the American Society of Hematology; 2024 Dec 9; San Diego, CA.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.