ASH 2024: Resultados do estudo BRUIN CLL-321 sobre o uso de pirtobrutinibe no tratamento de leucemia linfocítica crônica - Oncologia Brasil

ASH 2024: Resultados do estudo BRUIN CLL-321 sobre o uso de pirtobrutinibe no tratamento de leucemia linfocítica crônica

2 min. de leitura

Neste vídeo, Dra. Natália Zing, hematologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, mostra os principais resultados do estudo BRUIN CLL-321 apresentado no ASH 2024 sobre o tratamento de LLC. Acesse e confira na íntegra! 

De 7 a 10 de dezembro de 2024, San Diego, na Califórnia, está sendo o palco do 66ª Congresso Americano de Hematologia (ASH). O evento é um dos mais importantes da área, reunindo especialistas de todo o mundo para discutir avanços científicos, estudos clínicos inovadores e novas abordagens terapêuticas. 

Neste vídeo, a Dra. Natalia Zing traz os resultados do estudo BRUIN CLL-321, um ensaio clínico de fase III que compara o pirtobrutinibe a quimioimunoterapia em pacientes com leucemia linfocítica crônica (LLC) recidivante ou refratária, previamente expostos a inibidores de BTK covalentes como ibrutinibe, acalabrutinibe e zanubrutinibe e a inibidores de BCL-2. O estudo envolveu 238 pacientes altamente politratados, com uma mediana de três linhas de tratamento e alguns com mais de 10 linhas. 

Os resultados mostraram que o pirtobrutinibe proporcionou um benefício significativo em termos de sobrevida livre de progressão (SLP), com uma média de 14 meses, e tempo até o próximo tratamento de cerca de 24 meses. Este benefício foi observado também em um subgrupo de pacientes de alto risco. O estudo não trouxe novidades em relação ao perfil de segurança do pirtobrutinibe, mas foi observado um aumento de infecções, como pneumonias, o que pode ser atribuído ao fato dos pacientes serem politratados. 

A análise do estudo indicou que a quimioimunoterapia não deve ser recomendada no cenário recidivado refratário, uma vez que houve maior taxa de descontinuação devido a eventos adversos no braço da quimioimunoterapia. O pirtobrutinibe, por outro lado, demonstrou ser uma opção interessante, com boas taxas de sobrevida, tempo até o próximo tratamento e perfil de segurança favorável. 

 

Referência:  

Sharman JP, Munir T, Grosicki S, et al. BRUIN CLL-321: Randomized Phase III Trial of Pirtobrutinib Versus Idelalisib Plus Rituximab (IdelaR) or Bendamustine Plus Rituximab (BR) in BTK Inhibitor Pretreated Chronic Lymphocytic Leukemia/Small Lymphocytic Lymphoma. Abstract: 886. Session: 642. Chronic Lymphocytic Leukemia: Clinical and Epidemiological: Treating Refractory Disease-Novel Agents and Quality-of-Life. Presented at the 66th Annual Meeting of the American Society of Hematology; 2024 Dec 9; San Diego, CA.  

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação