Atualizações do estudo Keynote-091: benefícios clínicos significativos do pembrolizumabe no tratamento adjuvante do CPNPC - Oncologia Brasil

Atualizações do estudo Keynote-091: benefícios clínicos significativos do pembrolizumabe no tratamento adjuvante do CPNPC

3 min. de leitura

As atualizações do estudo Keynote-091 demonstraram que a administração de pembrolizumabe em regime adjuvante proporciona ganho significativo de sobrevida livre de doença independente do status de PD-L1

 

Os tumores que acometem os pulmões lideram mundialmente as causas de óbito por câncer, o que justifica a busca por novas abordagens terapêuticas mais eficazes em diferentes estadiamentos clínicos da doença. Dentre os tipos de câncer de pulmão, a histologia câncer de pulmão de não-pequenas células (CPNPC) é a mais comum com cerca de 85% dos casos, e mostrou-se beneficiar com o tratamento da imunoterapia com inibidores de checkpoints imunes, especialmente pelo bloqueio da via do PD-1/PD-L11. Dentre os diversos estudos neste tipo tumoral cabe destaque o estudo Keynote-091 que apresentou benefícios claros para o tratamento no cenário adjuvante.

 

O estudo PEARLS/Keynote-091 trouxe em sua atualização os resultados de análise de subgrupos em pacientes com CPNPC com ressecção completa, estadiamentos IB (tumor ≥4cm), II ou IIIA independente da expressão de PD-L1, e que receberam ou não quimioterapia adjuvante anterior à imunoterapia.

 

O estudo PEARLS/Keynote-091 considerou dois endpoints primários sendo a SLD na população intetion-to-treat (ITT) e na população PD-L1 TPS ≥50%. Foram incluídos 1177 pacientes, dos quais 1010 (85,8%) receberam quimioterapia adjuvante (1-4 ciclos) e foram incluídos na presente análise, sendo que 506 receberam pembrolizumabe (anti-PD-1) e 504 receberam placebo a cada 3 semanas por 18 doses (~1 ano). Resultados da segunda análise interina do estudo, demonstraram que a administração de pembrolizumabe prolonga a sobrevida livre de doença (SLD), de modo a se obter um hazard ratio (HR) de 0,76 (95%CI: 0,63-0,91; p=0,0014) da população com intenção de tratamento (ITT).

 

Considerando atualização mais recente do estudo para aquela população que recebeu ao menos 1 ciclo de quimioterapia adjuvante antes da imunoterapia, com mediana de acompanhamento de 37,4 meses, o resultado mostrou uma Sobrevida Livre de Doença (SLD) de 58,7 meses no braço de pembrolizumabe versus 34,9 meses no braço placebo, com um HR de 0,73 (95%CI: 0,60-0,89). Para os altos expressores de PDL1, PD-L1 TPS≥50%, a SLD mediana ainda não foi alcançada em nenhum dos braços do estudo. Sobre o perfil de eventos adversos Graus 3-5, 34,3% dos pacientes foram reportados para pembrolizumabe versus 25,7% para placebo, eventos adversos já conhecidos do tratamento.

 

Baseado nos resultados do estudo, pembrolizumabe como monoterapia para tratamento adjuvante após ressecção completa e quimioterapia à base de platina foi aprovado pela ANVISA, independentemente da expressão de PDL1, para tumores iguais ou superiores a 4cm2.

 

A informação contida neste material é para o seu uso individual, está destinada unicamente a profissionais de saúde habilitados a prescrever ou dispensar medicamentos.

 

Referência

  1. Oselin K, Shim BY, Okada M, et al. Pembrolizumab vs placebo for early-stage non‒small-cell lung cancer after resection and adjuvant therapy: Subgroup analysis of patients who received adjuvant chemotherapy in the phase 3 PEARLS/KEYNOTE-091 study. 2023 ASCO Annual Meeting.
  2. MSD. 2023. KEYTRUDA_BU193_072020a_VPS. Disponível em: https://saude.msd.com.br/wpcontent/uploads/sites/91/2022/12/keytruda_bula_pro.pdf. Acesso em: 24/08/2023.
  3. Gridelli C, Rossi A, Carbone DP, et al. Non-small-cell lung cancer. Vol. 1, Nature Reviews Disease Primers. Nature Publishing Group; 2015.

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação