Atualizações em câncer de cabeça de pescoço localmente avançado e nasofaringe - Oncologia Brasil

Atualizações em câncer de cabeça de pescoço localmente avançado e nasofaringe

Destaques sobre câncer de cabeça e pescoço do congresso.
2 min. de leitura

O oncologista clínico do A. C. Camargo Cancer Center e membro do Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço e do LACOG Cabeça e Pescoço, Dr. Thiago Bueno, em sua participação no ESMO Congress 2019, tratou de dois destaques da sessão oral sobre câncer de cabeça e pescoço do congresso.

O primeiro foi um estudo de fase II do grupo GORTEC que investigou uma terapia experimental para câncer de cabeça e pescoço localmente avançado de alto risco com o antagonista de Proteínas Inibidoras de Apoptose (AIPs), Debio 1143, em associação com regime padrão de cisplatina e radioterapia.

Os resultados do estudo, que comparou a associação de Debio 1143, radioterapia e cisplatina com o regime padrão sem o antagonista de AIPs, deu suporte ao uso do Debio 1143, com aumento significativo do controle locorregional em comparação aos pacientes do braço controle, com benefício em sobrevida livre de progressão e ganho marginal em sobrevida global.

O segundo estudo, envolve população asiática com carcinoma de nasofaringe metastáticos, investigou a eficácia de radioterapia definitiva após quimioterapia a base de cisplatina e fluoracil.

Os pacientes foram tratados com três ciclos de quimioterapia, com seleção dos respondedores após este intervalo para randomização em dois braços: o que, após outros seis ciclos de quimioterapia, passariam por radioterapia definitiva do tumor primário; e o que, após o mesmo intervalo, seria apenas observado. Houve melhoras na sobrevida livre de progressão e na sobrevida global com a administração de radioterapia.

“Cabe chamar atenção para o fato de que é necessário fazer a correlação entre volume de doença sistêmica e volume de doença primária para melhor selecionar os pacientes que responderão bem a essa estratégia,” comentou o Dr. Bueno.

O ESMO Congress 2019 acontece entre os dias 27 de setembro e primeiro de outubro em Barcelona, Espanha e reúne especialistas do mundo todo para discutir o que há de mais recente na pesquisa oncológica, com apresentação de dados que podem mudar a prática da oncologia e consequente promoção de um atendimento melhor ao paciente. Confira a cobertura no site www.oncologiabrasil.com.br/esmo-19, e nas nossas redes sociais.