AVIATOR/TBCRC045: Vinorelbina + trastuzumabe isolados ou em combinação com avelumabe +/- utomilumabe em pacientes com câncer de mama metastático HER2+ - Oncologia Brasil

AVIATOR/TBCRC045: Vinorelbina + trastuzumabe isolados ou em combinação com avelumabe +/- utomilumabe em pacientes com câncer de mama metastático HER2+

3 min. de leitura

Primeiro estudo a reportar resultados da combinação do tratamento padrão com inibidores de checkpoint imunológico (ICI) para o tratamento do câncer de mama metastático HER2+, demonstra avanços significativos na sobrevida livre de progressão (SLP) com a incorporação de avelumabe

 

Os casos de câncer de mama com receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano positivo (HER2+) representam cerca de 15% a 20% de todos os cânceres de mama. Historicamente, este subtipo da doença está associado a um risco elevado de metástases sistêmicas e cerebrais, bem como a uma baixa taxa de sobrevida. 

O tratamento padrão para pacientes com câncer de mama metastático HER2+ refratário é a quimioterapia combinada com trastuzumabe. No entanto, ainda permanece incerto se a incorporação de um inibidor do ponto de controle imunológico (ICI), como o avelumabe, ou de um agonista 4-1BB, como o utomilumabe, aumentam a eficácia do tratamento padrão para este grupo de pacientes. 

No estudo AVIATOR/TBCRC 045 (NCT03414658), pacientes com idade mediana de 54 anos diagnosticados com câncer de mama metastático HER2+ previamente tratados com trastuzumabe, pertuzumabe e T-DM1 foram randomizados 1:2:2 para receberem tratamento com vinorelbina + trastuzumabe (NH) (18 pacientes), vinorelbina + trastuzumabe + avelumabe (NHA) (45 pacientes) ou vinorelbina + trastuzumabe + avelumabe + utomilumabe (NHAU) (34 pacientes). Indivíduos previamente tratados com vinorelbina ou ICIs foram excluídos. O objetivo inicial do estudo foi comparar a sobrevida livre de progressão (SLP) entre: i) NH vs. NHA e ii) NHA vs. NHAU. No entanto, devido à descontinuação do desenvolvimento utomilumabe, uma análise de futilidade provisória não planejada levou ao fechamento do braço NHAU, e os últimos 13 pacientes foram então randomizados para NH ou NHA. Assim, a comparação entre NH vs. NHA envolveu 60 pacientes e teve como objetivo detectar uma melhora na mediana da SLP de 2 a 4 meses, com análises estatísticas correspondentes. 

Com relação aos resultados, o tratamento com NHA aumentou significativamente a taxa de SLP em comparação ao tratamento com NH, sendo 2,0 vs. 3,8 meses (HR: 0,56; intervalo de confiança [IC]: 80%; 0,37-0,86; p=0,04). No entanto, não foram observadas diferenças significativas na SLP entre NHAU e NHA (HR: 1,20; IC: 80%; 0,84-1,73), conforme determinado após o encerramento da NHAU, explicado anteriormente. Entre os 9 pacientes com respostas confirmadas no braço NHA, aproximadamente 33,3% apresentaram uma resposta com duração superior a 12 meses. 

Os eventos adversos (EAs) relacionados ao tratamento de graus 3-4 ocorreram em 61% no NH, 62% no NHA e 67% no braço NHAU. Nos tratamentos contendo avelumabe, EAs de todos os graus (exceto grau 5) relacionados ao sistema imunológico incluíram: aumento de AST (15 pacientes), aumento de ALT (9 pacientes), hiper/hipotireoidismo (8 pacientes), insuficiência adrenal (2 pacientes) e pneumonite (1 paciente). A interrupção do tratamento devido a EAs inaceitáveis ocorreu em apenas 1 paciente do braço NHA e 2 pacientes que receberam tratamento NHAU.  

Em conclusão, embora o agonista 4-1BB não tenha induzido melhoras na SLP, o estudo demonstrou um aumento significativo da SLP quando o avelumabe foi adicionado ao tratamento padrão do câncer da mama metastático HER2+ em pacientes com histórico de tratamento prévio.  

 

Referências

  1. Exman P, Tolaney SM. HER2-positive metastatic breast cancer: a comprehensive review. Clin Adv Hematol Oncol. 2021;19(1):40-50.
  2. Waks A, Shi R, Regan M, et al. AVIATOR/TBCRC045: A randomized phase II study of vinorelbine (N) + trastuzumab (H) alone or combined with avelumab (A) +/- utomilumab (U) in patients (pts) with HER2+ metastatic breast cancer (MBC) (NCT03414658). San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS), 2023.  

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação