Benefícios da molécula FTD/TPI no tratamento do câncer colorretal avançado

2 min. de leitura

Dr. Duílio Reis da Rocha Filho aborda o manejo, a eficácia e as indicações da droga, conhecida anteriormente como TAS-102

Dr. Duílio Reis da Rocha Filho, oncologista clínico e chefe do serviço de oncologia do Hospital Universitário Walter Cantídio, na Universidade Federal do Ceará (UFC), traz informações sobre as principais estratégias de tratamento em terceira linha contra o câncer colorretal avançado. 

Segundo o especialista, essa é uma das doenças em que a medicina conseguiu avanços mais robustos ao longo dos últimos 30 anos, com um grande arsenal terapêutico disponível. O destaque fica com a molécula FTD/TPI (conhecida anteriormente como TAS-102), uma combinação de trifluridina e cloridrato de tipiracila.  

“O estudo RECOURSE definiu bem o seu papel como tratamento para pacientes com pelo menos duas linhas terapêuticas prévias, com resultados positivos. A molécula trouxe um ganho de sobrevida mediana expressivo para esse grupo politratado. Quando observamos as análises de subgrupos, o benefício é encontrado em todos os tipos de pacientes, independente do perfil biológico”, destaca Dr. Duílio. 

Entre outros benefícios, o especialista também reforça o impacto positivo da molécula em termos de qualidade de vida para os pacientes. “Ao final da terapia, na grande maioria dos casos, eles se mantêm com PS (performance status) 0 ou 1, ou seja, tornam-se aptos a fazer tratamentos subsequentes com agentes antineoplásicos. 

Ouça os comentários do médico no podcast:  

 

Aviso Legal: Todo conteúdo deste portal foi desenvolvido e será constantemente atualizado pela Oncologia Brasil, de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação de seus profissionais em relação à recomendação ou prescrição de produtos de uma das empresas. As informações disponibilizadas neste portal não substituem o relacionamento do(a) internauta com o(a) médico(a). Consulte sempre seu médico(a).   

 

Send this to a friend