O medicamento é considerado pela Organização Mundial de Saúde como uma das terapias essenciais para combater o câncer
A partir deste mês, o Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer um biossimilar do anticorpo monoclonal trastuzumabe para o tratamento em primeira linha de pacientes com câncer de mama inicial ou metastático HER2-positivo.
O biossimilar mantém o perfil de eficácia, segurança e qualidade esperado para o trastuzumabe referência. O fornecimento será pela Fundação Oswaldo Cruz, através do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), com base na Política de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) e acordo de transferência de tecnologia assinado com a Samsung Bioepis, detentora da tecnologia, e a Bionovis.
Com essa incorporação do novo biofármaco, a Bio-Manguinhos/Friocruz consolida seu papel na redução da dependência produtiva e tecnológica externa, potencializa a sustentabilidade econômico-financeira do SUS, além de colaborar para o fortalecimento do Complexo Industrial da Saúde.
Sobre o Câncer de Mama
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados 66.280 novos casos de câncer de mama por ano no Brasil. Cerca de 70-80% são HER2-negativo, 15-20% são HER2-positivo e 13-15% são triplo-negativo.
Saiba mais:
http://conitec.gov.br/ultimas-noticias-3/trastuzumabe-chega-ao-sus-para-tratar-cancer-de-mama-metastatico
https://www.breastcancer.org/treatment/targeted_therapies/herceptin
https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1929-bio-manguinhos-fiocruz-passa-a-fornecer-trastuzumabe-ao-sistema-unico-de-saude
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.