Brentuximabe vedotin em monoterapia resulta em altas taxas de resposta no tratamento do linfoma de Hodgkin clássico de pacientes mais velhos com múltiplas comorbidades - Oncologia Brasil

Brentuximabe vedotin em monoterapia resulta em altas taxas de resposta no tratamento do linfoma de Hodgkin clássico de pacientes mais velhos com múltiplas comorbidades

3 min. de leitura

Dr. Jacques Tabacof, onco-hematologista do Grupo Oncoclínicas (SP), comenta o estudo colaborativo, de fase 2, de investigadores americanos apresentado no 62º Congresso Anual da ASH sobre a terapia de pacientes idosos com linfoma de Hodgkin tratados com brentuximabe vedotina isolado ou combinado com agentes únicos.

De acordo com o médico, pacientes mais velhos com linfoma de Hodgkin clássico (cHL) apresentam pior prognósticoa sobrevida livre de progressão (SLP) em 5 anos é de cerca de 30%–45% em relação aos mais jovens, muitas vezes devido à biologia do tumor, às comorbidades e às toxicidades relacionadas à quimioterapia de primeira linha (1L) padrão.

Brentuximabe vedotina (BV) é um anticorpo-droga conjugado dirigido para CD30 com atividade robusta para o tratamento de pacientes cHL refratários a várias linhas de quimioterapia. Segundo o especialista, onco-hematologistas já estão bastante familiarizados com o medicamento.

A ideia desse estudo foi de avaliar a eficácia e a tolerabilidade de BV isolado ou combinado com agentes únicos na primeira linha em pacientes com cHL virgens de tratamento ≥60 anos. Foram recrutados 87 pacientes com idade mediana de 74 anos.

O conjunto de análise completa (CAC) inclui todos os pacientes que receberam BV (1,8 mg/kg IV). Eles receberam os seguintes tratamentos (4 partes): 

  • Parte A: monoterapia com BV no dia 1 de cada ciclo de 3 semanas (n = 26); 
  • Parte B: BV + dacarbazina (DTIC; 375 mg/m²; n = 19); 
  • Parte C: BV + bendamustina (benda; 70 mg/m²; n = 20); 
  • Parte D: BV + nivolumabe (nivo; 3 mg/kg; n = 20).

Para o grupo que recebeu monoterapia com BV, a taxa de resposta foi alta (92%), a taxa de remissão completa foi de 72%, a sobrevida livre de progressão mediana foi de 10,4 meses, a duração mediana de resposta foi de 9 meses. Segundo Dr. Tabacof, a sobrevida global mediana foi espetacular”, com 82 meses nessa população.

Para o grupo que recebeu BV + dacarbazina, a taxa de resposta foi de 100%, a taxa de remissão completa foi de 68%, a sobrevida livre de progressão mediana foi de 46 meses, a duração mediana de reposta foi de 45 meses e a sobrevida global não foi alcançada. Já no braço que recebeu BV + nivolumabe, a taxa de resposta foi de 95%, a taxa de remissão completa foi de 79% e a sobrevida livre de progressão não foi alcançada. E a inscrição na parte C (BV + benda) foi fechada precocemente devido a múltiplas toxicidades agudas.

O evento adverso mais frequente foi a neuropatia periférica, conforme esperado, lembra o especialista, que conclui que a terapia com BV para os pacientes mais idosos com cHL e múltiplas comorbidades, com idade mediana de 74 anos e com follow-up mediano de 54 meses, tem taxas de resposta muito altas de 92% e sobrevida global mediana excedeu 6 anos. Para o onco-hematologista, trata-se de uma atividade antitumoral notável em pacientes inelegíveis à poliquimioterapia. Além disso, a combinação de BV + nivo ou BV + DTIC levaram a uma taxa de resposta de 95 a 100% com perfil de segurança favorável.

Ele conclui, portanto, que os resultados desse trabalho são importantes para a prática diária dos médicos, uma vez que é bastante comum pacientes idosos com linfoma de Hodgkin e não existe ainda terapia stardard.

Referência: 

Yasenchak CA, et al. Frontline Brentuximab Vedotin As Monotherapy or in Combination for Older Hodgkin Lymphoma Patients. Abstract 471. Presented at: 62nd ASH Annual Meeting and Exposition, 2020.

 

 

 

 

Aviso Legal: Todo conteúdo deste portal foi desenvolvido e será constantemente atualizado pela Oncologia Brasil, de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação de seus profissionais em relação a recomendação ou prescrição de produtos de uma das empresas. As informações disponibilizadas neste portal não substituem o relacionamento do(a) internauta com o(a) médico(a). Consulte sempre seu médico(a)! 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação