Câncer de mama: painéis multigênicos mostram custo-efetividade câncer de mama - Oncologia Brasil

Câncer de mama: painéis multigênicos mostram custo-efetividade câncer de mama

Testes genéticos para pacientes com câncer de mama e ovário têm se tornado uma realidade cada vez mais comum, na busca por alterações no DNA.
2 min. de leitura

Testes genéticos para pacientes com câncer de mama e ovário têm se tornado uma realidade cada vez mais comum, uma vez que a busca por alterações no DNA que aumentem o risco de desenvolvimento de tumores permite não só o rastreamento e a detecção precoce de novas neoplasias para as pacientes e seus familiares, como também tratamentos específicos, que podem aumentar o controle da doença oncológica e a sobrevida dessas mulheres.

Atualmente os testes são recomendados para pacientes com câncer de mama que preencham critérios de risco bem definidos ou apresentem história familiar sugestiva e a testagem apenas para BRCA1/2 ainda é padrão em muitos centros.

Na última edição do JAMA Oncology, um novo estudo de pesquisadores britânicos, americanos e australianos simulou a custo-efetividade de se utilizar um painel multigênico, para BRCA1/2 e PALB2, para pacientes não selecionadas (estratégia A), em comparação à realização de testes para BRCA1/2 apenas em pacientes que preenchessem critérios de risco clínico ou familiar (estratégia B). Avaliando dados de populações do Reino Unido (RU) e dos EUA, os autores identificaram 11.836 pacientes com câncer de mama e submeteram-nas às duas estratégias de análise.

O modelo do estudo evidenciou uma potencial economia financeira para os sistemas de saúde britânico e americano, em caso de uso da estratégia A, relacionada à prevenção anual de 2101 casos de câncer de mama e ovário e de 633 mortes no RU e de 9733 casos e 2406 mortes, respectivamente, nos EUA.

Essa prevenção estaria associada à identificação de mutações patogênicas em pacientes e em eventuais familiares, com prováveis consequentes cirurgias profiláticas e ganho em sobrevida e qualidade de vida para pacientes que teriam eventuais problemas de saúde relacionados ao câncer.

Essa nova estratégia acrescenta a dados de outros trabalhos que sugerem que a testagem com painéis multigênicos beneficia inúmeras pacientes com câncer de mama portadoras de alterações em genes de risco pouco usuais. Os resultados são encorajadores e revelam que não há apenas um ganho individual para os indivíduos testados, mas um efeito cascata que leva a maior eficiência e economia para todo o sistema de saúde. Saiba mais no JAMA Network.