Capivasertibe-Fulvestranto oferece ganho de sobrevida livre de progressão em subgrupos de pacientes com câncer de mama avançado HR+/HER2- resistente a inibidores de aromatase - Oncologia Brasil

Capivasertibe-Fulvestranto oferece ganho de sobrevida livre de progressão em subgrupos de pacientes com câncer de mama avançado HR+/HER2- resistente a inibidores de aromatase

3 min. de leitura

Neste vídeo, Dra. Hope S. Rugo, professora de medicina na Divisão de Hematologia e Oncologia na University of California San Francisco (UCSF), comenta sobre os dados de atualização do estudo CAPItello-291, que demonstrou que a sinergia entre capivasertibe-fulvestranto confere ganho de sobrevida livre de progressão em subgrupos do estudo CAPItello-291, inclusive em pacientes de pior prognóstico ao fulvestranto isolado. Confira o conteúdo completo! 

 

 

O câncer de mama é um dos tumores mais comumente diagnosticados ao redor do mundo, sendo que muitos desses tumores apresentam em sua composição a expressão do receptor hormonal de estrógeno (ER). Para esses tumores, as terapias endócrinas são os principais componentes do tratamento, no entanto, em pacientes com doença avançada, o desenvolvimento de resistência é uma realidade. Cerca de 50% da resistência em câncer de mama avançado ER+ se dá por mutações somáticas na via de PI3K/AKT, sobretudo na geração de uma isoforma p110α de PI3K, que garantem sua ativação constitutiva independe da ligação ao receptor. Uma opção para superar esse desafio clínico foi atuar simultaneamente tanto no receptor de estrógeno quanto na via de PI3K. O capivasertibe, portanto, desponta como um fármaco potente e seletivo capaz de inibir três isoformas de AKT (pan-AKT) que demonstrou atuação sinérgica ao fulvestranto, degradador seletivo de ER. 

O estudo CAPItello-291 se trata, portanto, de um estudo de fase III que avalia eficácia da adição de capivasertibe (400mg 2x/dia, 4 dias on e 3 dias off) ao fulvestranto (500mg nos dias 1 e 15 do 1º ciclo e dia 1º dos demais ciclos de 28 dias) em pacientes com câncer de mama avançado HR+/HER2- e resistentes a inibidores de aromatase. Resultados anteriores demonstraram que essa combinação aumentava significativamente a sobrevida livre de progressão (SLP) na coorte total (HR = 0,60; 95% CI: 0,51–0,71; p<0,001) e na população com alteração em AKT. 

Apresentado na ESMO Breast Cancer Congress 2023 o estudo apresentou seus resultados de SLP em subgrupos relevantes clinicamente. De modo geral, foram incluídos 708 pacientes randomizados 1:1 em capivasertibe-fulvestranto (n=355) e placebo (n=353), dentre os quais 289 (40,8%) possuíam tumores com alteração na via de AKT, 496 (70,1%) receberam terapia anterior com inibidor de CDK4/6, 129 (18,2%) receberam quimioterapia anteriormente e 306 (43,2%) possuíam metástase hepática. Em todas os subgrupos citados, os benefícios em relação ao ganho de SLP do tratamento com capivasertibe-fulvestranto foram consistentes com os achados nos demais subgrupos analisados anteriormente. Quando avaliada eficácia entre os subgrupos, pacientes já expostos a inibidor de CDK4/6 e pacientes com metástase hepática apresentaram menor eficácia em tratamento com fulvestranto isolado. 

Os resultados exploratórios abordados demonstram consistência nos benefícios da administração de capivasertibe-fulvestranto em subgrupos de relevância clínica, especialmente em pacientes previamente tratados com inibidor de CDK4/6 e pacientes com metástase hepática, os quais demonstraram pior prognóstico em terapia isolada de fulvestranto. 

 

Referência

  1. Howell SJ, Casbard A, Carucci M, et al. Fulvestrant plus capivasertib versus placebo after relapse or progression on an aromatase inhibitor in metastatic, oestrogen receptor-positive, HER2-negative breast cancer (FAKTION): overall survival, updated progression-free survival, and expanded biomarker analysis from a randomised, phase 2 trial. Lancet Oncol. 2022.
  2. Oliveira M, Rugo HS, Howell SJ, et al. Capivasertib and fulvestrant for patients (pts) with aromatase inhibitor (AI)-resistant HR+/HER2- advanced breast cancer (ABC): subgroup analyses from the Phase 3 CAPItello-291 trial. ESMO Breast Cancer Congress 2023. 

 

Dra. Hope S. Rugo

“Não tenho conflito de interesses com esta apresentação e não recebi honorários dos patrocinadores”

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal