CCUS de alto risco é clinicamente indistinguível de síndromes/neoplasias mielodisplásicas de baixo risco - Oncologia Brasil

CCUS de alto risco é clinicamente indistinguível de síndromes/neoplasias mielodisplásicas de baixo risco

3 min. de leitura

Neste estudo discutido/apresentado no ASH 2024, os autores utilizaram dados de um banco de dados prospectivo e validado (MDS NHS) para demonstrar que a citopenia clonal de significado indeterminada e síndromes mielodisplásicas de baixo risco são entidades clínicas significativas distintas.  

 

A Citopenia Clonal de Significado Indeterminado (em inglês, clonal cytopenia of undetermined significance – CCUS) é uma entidade clínica recentemente descrita que não atende aos critérios diagnósticos para síndromes/neoplasias mielodisplásicas (MDS) mas apresenta risco significativo de progressão para neoplasia mieloide (MN), com uma incidência cumulativa de 2 anos variando entre 2,8% e 12,6%. A principal diferença entre CCUS e MDS de baixo risco (LR-MDS) é a presença de displasia patologicamente definida em mais de 10% de qualquer linhagem celular. Enquanto alguns estudos sugerem que CCUS e LR-MDS representam uma única entidade clínica, ainda faltam avaliações patológicas abrangentes, prospectivas e multicamadas, comparando os dois casos.  

No presente estudo, os autores utilizaram um banco de dados prospectivo e rigorosamente validado do National MDS Natural History Study (MDS NHS). A patologia foi revisada, centralmente por hematopatologistas especialistas, e, caso houvesse discordância com a revisão local, um terceiro especialista adjudicava o diagnóstico final. Características basais foram comparados usando testes exatos de Fisher. Para os casos de CCUS, foram calculados o escore de risco de hematopoiese clonal (CHRS) e o escore de risco de citopenia clonal (CCRS), para estratificar pacientes em categorias de risco baixo, intermediário e alto. Sobrevida livre de progressão (PFS) e sobrevida global (OS) foram comparados entre categorias de risco, ajustando-se para riscos concorrentes. Os achados foram validados em uma corte independente do Moffitt Cancer Center. 

A análise primária incluiu 258 pacientes com CCUS confirmada e 274 com LR-MDS, provenientes do MDS NHS (junho de 2016 a fevereiro 2024). As características demográficas, como idade, sexo e raça, foram semelhantes entre os grupos (p <0,05). Pacientes com CCUS apresentaram níveis significativamente mais altos. De hemoglobina (11,9 vs. 10,5 g/dL, p<0,001) e ANC (2,8 vs. 2,0 × 109/L, p<0,01) em comparação com LR-MDS, enquanto as contagens plaquetas foram semelhantes (137 vs. 138 × 109/L, p=0,99). A duração mediana de seguimento foi de 2 anos e as taxas de OS e PFS em 2 anos foram significativamente melhores nos grupos CCUS (OS: 85% vs.  72%; PFS: 95% vs.83%, ambos p<0,01). Esses dados sugerem que CCUS e LR-MDS são entidades clinicamente distintas. 

O CCRS estratificou pacientes com CCUS em grupos de risco com desfechos clínicos diferentes. O risco cumulativo de progressão para MN em 2 anos aumento de 3,3% (risco baixo) para 5,9% (intermediário) e 14% (alto). Pacientes CCUS de risco baixo/intermediário apresentaram o melhor PFS e OS em comparação ao LR-MDS, enquanto aqueles de alto risco exibiram PFS e OS semelhantes ao LR-MDS.  Na análise independente de validação, com 106 pacientes com CCUS e 3217 com LR-MDS, os achados corroborando as diferenças entre CCUS e LR-MDS. O CCRS identificou um subgrupo de alto risco entre os pacientes com CCUS, com risco de progressão significativamente maior, mas com OS semelhantes ao LR-MDS. A análise de uma coorte independente estabeleceu CCUS como uma entidade clínica distinta. Entretanto, CCUS de alto risco apresentou características clínicas semelhantes às de LR-MDS. Esses resultados, replicados em 2 coortes independentes, sugerem que CCUS de alto risco deve ser considerada em ensaios clínicos para LR-MDS. 

 

Referências: 

  1. Zhuoer Xie, Zena Komrokji, Michael Otterstatter et al. High-Risk Ccus Is Clinically Indistinguishable from Low-Risk Myelodysplastic Syndromes/Neoplasms. ASH 2024. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação