CheckMate 7LF: Avaliação da combinação de nivolumabe e quimioterapia neoadjuvante e terapia endócrina adjuvante em pacientes com tumores de mama de alto risco, ER+ HER2- Oncologia Brasil

CheckMate 7LF: Avaliação da combinação de nivolumabe e quimioterapia neoadjuvante e terapia endócrina adjuvante em pacientes com tumores de mama de alto risco, ER+ HER2-

2 min. de leitura

O ensaio CheckMate 7FL é o primeiro do tipo randomizado, prospectivo, de fase III, investigando a eficácia do tratamento combinado entre nivolumabe, quimioterapia neoadjuvante e terapia endócrina adjuvante para pacientes com câncer de mama de alto risco ER+ HER2 

 

Pacientes com tumores de mama de alto grau positivos para o receptor de estrógeno (ER+) e negativos para o receptor do fator de crescimento epidérmico 2 (HER2) apresentam elevado risco de recidiva no contexto do tratamento padrão. 

Dado esse quadro, o ensaio CheckMate 7FL recrutou pacientes em estadiamento T1c-2 e N1-2, ou T3-4 e N0-2, de gradação 2 (ER 1-10%) ou 3 (ER > 1%) para avaliar um novo regime terapêutico. Os grupos receberam tratamento com quimioterapia neoadjuvante (QN) + nivolumabe 360mg a cada três semanas/240mg a cada duas semanas (Grupo A), ou QN + placebo (Grupo B). 

Os resultados da avaliação de 510 pacientes randomizadas nos grupos A e B, incluem: 

  • Resposta Patológica Completa (RPC): 24,5% no grupo A versus 13,8% no grupo B (p = 0,0021); 
  • RPC (subgrupo de estadiamento III): 30,7% no grupo A versus 8,1% no grupo B; 
  • RPC (subgrupo PD-L1+): 44,3% no grupo A versus 20,2% no grupo B, uma diferença ajustada de 24,1%; 
  • A carga tumoral residual de 0 a 1 melhorou tanto na avaliação geral, quanto no subgrupo PD-L1+. 

Os eventos adversos de graus três ou quatro observados durante a fase de QN ocorreram em 35% dos casos no grupo A e 32% no grupo B. Foram reportados dois óbitos relacionados ao tratamento no grupo A, por pneumonite e hepatite. Além disso, a taxa de eventos adversos imunomediados foi superior no grupo A. 

Por fim, o ensaio CheckMate 7FL chegou ao desfecho primário, apresentando melhora na resposta patológica completa e carga tumoral residual de 0 a 1 com o tratamento combinado de nivolumabe e quimioterapia neoadjuvante. Apesar do aumento nas taxas de eventos adversos imunomediados, o perfil de segurança foi semelhante ao que se observa na combinação de nivolumabe e quimioterapia. 

 

Referência

Loi et. al, 2023. A randomized, double-blind trial of nivolumab (NIVO) vs placebo (PBO) with neoadjuvant chemotherapy (NACT) followed by adjuvant endocrine therapy (ET) ± NIVO in patients (pts) with high-risk, ER+ HER2− primary breast cancer (BC). Apresentado durante a ESMO Congress 2023. Informações do ensaio clínico: NCT04109066. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal