Neste vídeo, Dr. Fábio Kater, Oncologista Clínico na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta sobre o estudo CHECKMATE 9DW, apresentado no ASCO 2024, para tratamento de hepatocarcinoma metastático
O CheckMate 9DW é um estudo randomizado de fase III, com aproximadamente 330 pacientes em cada um dos braços. O braço convencional do estudo avaliou a terapia com inibidor de receptor de tirosina quinase (TKI) com atividade contra o fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), podendo ser lenvatinibe ou sorafenibe, enquanto o braço investigacional avaliou uma dupla combinada de imunoterapia com ipilimumabe + nivolumabe até melhor resposta.
O grupo de participantes selecionados foi bastante seleto: 37% não possuía etiologia infecciosa, 42%-45% já havia feito algum tratamento hepático específico e participantes com invasão vascular maior foram excluídos. O endpoint primário do estudo foi a sobrevida global.
Dr. Fábio Kater apresenta os dados sobrevida livre de progressão, sobrevida global e taxa de resposta, ressaltando que historicamente foi atingida a melhor taxa de resposta dentro dos esquemas de primeira linha para carcinoma hepatocelular.
O especialista também comenta sobre os resultados de toxicidade e ressalta a importância da seleção adequada do perfil de pacientes para facilitar o manejo dos eventos adversos.
Ficou interessado em descobrir qual linha terapêutica apresentou superioridade para o endpoint primário? Confira na íntegra!
Referências:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.