COCOON: Prevenção proativa de toxicidades dermatológicas no tratamento do CPNPC EGFRm com Amivantamabe - Oncologia Brasil

COCOON: Prevenção proativa de toxicidades dermatológicas no tratamento do CPNPC EGFRm com Amivantamabe

2 min. de leitura

Neste vídeo, o Dr. Helano Freitas, Médico Oncologista e Vice-líder do Centro de Referência de Tumores de Pulmão e Tórax no A.C. Camargo Center comenta sobre o impacto dos resultados do estudo COCOON no manejo de eventos adversos em pacientes com CPNPC EGFRm com Amivantamabe. Confira! 

 

O estudo COCOON (NCT06120140) avaliou uma nova estratégia de manejo dermatológico para prevenir e reduzir a gravidade dos eventos adversos cutâneos associados ao uso de amivantamabe + lazertinibe (ami + laz) no tratamento de primeira linha do CPNPC com mutação no EGFR. Os pacientes foram randomizados para receber o manejo dermatológico padrão (SoC DM) ou um protocolo profilático aprimorado (COCOON DM), que incluía a antecipação da hidratação da pele, uso de antibióticos orais e tópicos (doxiciclina/minociclina e clindamicina), e desinfecção das unhas com clorexidina. 

Os resultados demonstraram que a estratégia COCOON DM reduziu significativamente a incidência de eventos adversos dermatológicos de grau ≥2 (DAEIs) nas primeiras 12 semanas em 50% em comparação com o manejo padrão (39% vs. 76%; OR, 0.19 [IC 95%, 0.09–0.40]; P < 0.0001). Houve também uma redução de 50% nos eventos adversos de grau 3 (COCOON DM: 4% vs. SoC DM: 9%), e um impacto ainda mais expressivo nas toxicidades do couro cabeludo, com uma redução de 70% nos eventos adversos. 

Além disso, a abordagem COCOON DM demonstrou uma melhoria significativa na tolerabilidade ao tratamento, com redução de 47% nas reduções de dose (21% vs. 31%) e redução de 42% nas descontinuações do tratamento com amivantamabe (11% vs. 19%). 

 

Esses achados reforçam a importância da profilaxia para minimizar os eventos adversos e assim melhorar a adesão ao tratamento e a qualidade de vida dos pacientes com CPNPC EGFRm. A implementação precoce de medidas preventivas pode oferecer uma experiência terapêutica mais sustentável e eficaz para essa população. 

Confira no vídeo a análise do Dr. Helano Freitas! 

 

Referências: 

GIRARD, N., et al., Preventing moderate to severe dermatologic adverse events in first-line EGFR-mutant advanced NSCLC treated with amivantamab plus lazertinib: Early success of the COCOON trial. ELCC 2025. Abstract 10MO. Disponível em: https://cslide.ctimeetingtech.com/coasis_21204/attendee/confcal/session/calendar?q=COCOON 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação