Combinação de pembrolizumabe e cabozantinibe no tratamento de Carcinoma Urotelial Metastático virgem de tratamento - Oncologia Brasil

Combinação de pembrolizumabe e cabozantinibe no tratamento de Carcinoma Urotelial Metastático virgem de tratamento

2 min. de leitura

PemCab demonstra eficácia e segurança favoráveis em primeira linha no tratamento de carcinoma urotelial metastático e inelegível à quimioterapia 

 

Carcinomas uroteliais avançados têm como tratamento padrão a quimioterapia à base de platina, no entanto, mais de 50% dos pacientes não são elegíveis para esse esquema terapêutico. Essa inelegibilidade torna esses pacientes um grupo de pior prognóstico e, mesmo com a aprovação do pembrolizumabe (anti-PD-1) em primeira linha a taxa de progressão ainda é alta. Esse contexto alerta para uma necessidade clínica não atendida. Como forma de se melhorar os desfechos clínicos, a adição de cabozantinibe (inibidor de receptores tirosina quinase – VEGF, MET entre outros) ao regime com o imunoterápico se torna uma opção interessante cuja eficácia e segurança é avaliada no estudo de fase II – PemCab. 

O estudo incluiu e avaliou 35 pacientes com carcinoma urotelial metastático tratados em primeira linha com pembrolizumabe + cabozantinibe. Com mediana de follow-up de 14,4 meses (95%CI: 12,2-16,2), o endpoint primário do estudo foi a avaliação da taxa de resposta objetiva, onde 15 (42,8%) pacientes apresentaram resposta, sendo 5 (14,3%) respostas completas, 10 (28,6%) doenças estáveis, resultando em uma taxa de controle da doença de 68,5% (25/35). Com relação à sobrevida livre de progressão, a mediana obtida foi de 7,7 meses (95%CI: 4,2-11,2). O perfil de segurança se mostrou manejável mesmo com 44% dos pacientes tendo desenvolvido toxicidades graus 3/4. 

Em suma, o estudo demonstra aplicação promissora de pembrolizumabe + cabozantinibe em primeira linha no tratamento de pacientes portadores de carcinoma urotelial metastático inelegíveis à quimioterapia. 

 

Referências: 

  1. Cathomas R, De Santis M, Galsky MD. First-line treatment of metastatic disease: cisplatin-ineligible patients. Hematol Oncol Clin North Am. 2015.
  2. Jain RK, Swami U, Bilen MA, et al. Cabozantinib plus pembrolizumab as first-line therapy for cisplatin-ineligible advanced urothelial carcinoma (PemCab). ASCO GU 2024. 

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação